Home / 8/10 / [Opinião] Morte no Nilo, de Agatha Christie

[Opinião] Morte no Nilo, de Agatha Christie

Autor: Agatha Christie
Título Original: Death on the Nile (1937)
Editora: RBA Coleccionables
Páginas: 298
ISBN: 9785447359028
Tradutor: Isabel Alves
Origem: Comprado

Sinopse: Linnet Ridgeway é uma jovem que tem tudo: beleza, riqueza, amor… e um cruzeiro pelo Nilo para gozar a sua lua-de-mel. Mas aparece misteriosamente assassinada no seu camarote.

Opinião: Morte no Nilo foi o livro escolhido para a 5.ª Leitura Conjunta que realizámos no nosso fórum e, curiosamente, é também o 5.º livro que leio desta autora.

Este livro é mais um policial do género que tornou Agatha Christie famosa: um crime, uma série de suspeitos com motivos para o ter cometido, a perspicácia de Hercule Poirot e uma resolução inesperada para a qual a grande maioria das pistas tinha sido lançadas ao longo da narrativa. Mas, ao contrário de livros anteriores, este não começa com o crime, apresentando antes um vasto rol de personagens que se irão juntar a bordo de um barco no Nilo, juntamente com a vítima, recém-casada e em lua-de-mel.

Depois do assassinato, o leitor acompanha avidamente as pistas lançadas e os estranhos acontecimentos que têm lugar, construindo cenários na sua cabeça que, na maioria das vezes, acabam por não se confirmar por força dos constantes volte-faces que a história apresenta. Foi muito curioso ler este livro em conjunto com mais pessoas, ver as suas conjecturas e chamadas de atenção para pequenos detalhes que me passariam despercebidos de outra forma. E a verdade é que temos detectives! 🙂

Adorei mais este livro da Rainha do Crime e estou completamente fã da forma como nos enreda nos seus mistérios, sendo praticamente impossível largar o livro até sabermos quem é, afinal, o culpado. 

Classificação: 8/10 – Muito Bom

 

Outras opiniões de membros que participaram na Leitura Conjunta:
Muito para Ler (Angelina Violante)
O Prazer das Coisas (Tita)
…Viajar pela Leiura… (Paula)
Chá da Meia-Noite (Laelany)
Cozinha das Letras (Jacqueline’)
Que a Estante nos Caia em Cima (Rui Bastos)


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.