Autor: José Gil
Editora: Relógio D’Água
Páginas: 142
ISBN: 9727088171
Origem: Comprado
O livro revela que um pensamento criativo e com conceitos próprios se pode exprimir numa linguagem acessível.
José Gil, com este livro, consegue colocar o povo português em frente ao espelho, tirando uma radiografia mais do que completa, eu diria essencial, para que possamos compreender aquilo que fomos, o que somos e para o que caminhamos vir a ser num futuro próximo.
O medo de agir, a falta de confiança naquilo que é português em contraponto ao exagero na apreciação de ver qualidade em tudo o que é estrangeiro, a inveja, a falta de participação política, os políticos, a economia dos afectos, a mesquinhez, a pobreza de espírito, o poder, tudo isso é detalhadamente observado de forma simples e fácil de ler.
É, sem dúvida, um retrato bastante azedo de Portugal; o próprio autor explica o porquê de só apontar, maioritariomente, as coisas más, existindo certamente coisas boas no povo português, mas, provavelmente, só conhecendo os nossos defeitos é que podermos, juntos, melhorar e criar uma sociedade melhor ou, pelo menos, compreender o porquê de termos determinadas atitudes.
Essencial para quem queria compreender o mal que sofre Portugal e o seu povo, de uma maneira simples, sem filosofias complicadas, acessível a todos mas escrita de forma bastante inteligente. – Ricardo
Classificação: 8/10 – Muito Bom