Autor: Chico Buarque
Ano de Publicação: 2009
Editor: Edições Dom Quixote
Páginas: 223
ISBN: 9789722038386
Origem: Comprado
Opinião: Depois de ter lido, e adorado, todos os seus livros, de destacar Budapeste que li e reli e voltei a reler de tanto fascinado que fiquei com a sua história, não poderia resistir muito tempo para ler “Leite Derramado”, o último livro do músico-escritor brasileiro Chico Buarque.
Por essas razões, juntando à admiração pela sua música onde tem letras de canções que são verdadeiras pérolas de literatura/poesia, era um livro do qual tinha expectativas altas e posso dizer que todas elas foram, logo nas primeiras páginas, confirmadas pela positiva.
Chico Buarque é um poeta. Um verdadeiro poeta que brinca com as palavras de forma cuidada, colocando as palavras certas nos sítios certos, criando-nos um prazer imenso a ler aquelas frases onde a beleza parece não ter fim.
O livro Leite Derramado é uma história simples: um velho na cama do hospital vai desfiando o novelo das suas memórias, contando histórias da sua vida familiar e entrecruzando-as com a História do Brasil.
Com capítulos curtos, alguns deles demasiado curtos tal a beleza das palavras, o narrador vai construindo uma história de vida onde o poder de um nome sobrepõe-se a tudo e a todos, onde se mostram os labirintos do mundo que habitamos e onde a memória de uma pessoa se confunde com a História de um país. Aliás, é uma obra com forte pendor histórico, e do qual retiramos conhecimento do passado recente do Brasil.
Um belo livro para ler, fascinado com a escrita de Chico Buarque, que sabe a pouco, criando um enorme vazio quando terminamos a sua leitura. – Ricardo
Classificação: 9/10 – Excelente