Home / Questionário / Questionário (XXII)

Questionário (XXII)


O questionário de hoje foi respondido pelo Rui Baptista, do blog Bela Lugosi is Dead. Rui, obrigado pela disponibilidade!
 

1 – Como surgiu a ideia de criares o teu blog?
A ideia de criar o blog surgiu da necessidade/saudade da escrita jornalística. Por outro lado, o blog revelou-se numa alternativa muito forte e mais acessível que um site permitindo desenvolver um trabalho igualmente bom.

 

2 – És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Não. Leio em média três a quatro livros por mês, dependendo do quanto grande ou aborrecido for o livro.

 

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
A Criança Medusa de Sylvie Germain. A autora consegue de uma forma extraordinária, abordar um tema tão pesado como o do abuso de menores ao mesmo tempo que, de alguma forma nos deixa encantados com o mundo de “fantasia” em que a história se insere.

 

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
O carácter das personagens. Quando mal desenvolvidas, é o primeiro passo para que não venha a gostar do livro, mesmo que a história seja muito boa.

 

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O meu género favorito é o horror e dentro deste recomendaria o Eu Sou a Lenda (I Am Legend) de Richard Mathewson, ainda que seja difícil de o ver como um livro de horror. Mathewson retrata a luta de um homem, o único na terra num mundo povoado de vampiros, mas também a necessidade de afecto e companhia… A par com A Criança Medusa é também um dos meus favoritos.

 

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Num geral falham muito. Um filme e um livro são artes bastante distintas é sempre difícil fazer uma adaptação que se equipare ao livro. Mas a falha, parte sobretudo dos estúdios de cinema. Principalmente das adaptações mais comerciais, que têm obrigatoriamente de obedecer a um conjunto de critérios/regras, para o tornar o filme em questão o mais rentável possível, em detrimento do livro.

 

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Pelo pude constatar poderão tornar-se numa boa alternativa já que poderão reduzir drasticamente os custos dos livros, tanto em matéria-prima como distribuição. Convém no entanto que os preços dos e-book readers, venham a ser bastante mais acessíveis.

 

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Penso que a forma como a língua portuguesa é ensinada nas escolas portuguesas devia ser alterada. Tal como está, apaga quase por completo o prazer da leitura.

 

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Ainda que possa nascer, penso que estará sempre dependente de factores externos. Uma educação onde o acesso às demais expressões artísticas seja incentivado – nunca uma obrigação – é um grande começo.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.