Home / Questionário / Questionário (XX)

Questionário (XX)

O questionário de hoje foi respondido pelo Pipas do blog O que eu leio. Obrigado pelas respostas!

 

1 – Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Eu já tinha (tenho) outro blog, generalista e lá já punha os comentários aos livros que ia lendo, mas um dia decidi ” separar as águas” e fazer um só sobre “o que eu leio”, tendo assim mais espaço para falar sobre livros.

 

2 – És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Sim, sou um leitor rápido, mas tudo depende do interesse que tenha pelo livro e o tempo que disponho para ler, actualmente tem sido algum. Mas tanto posso ler um livro de 400 páginas em 2 dias, como um de 100 num mês. Não tenho uma média certa, tanto podem ser 10 como 1 livro lido por mês.

 

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Pergunta difícil essa… Vou apontar um livro que são 3, a trilogia dos Gonzalo Torrente Ballester “Os Prazeres e as Sombras”. Porquê?? Muitas razões, a escrita dele, a história, a crítica social, os personagens, a complexidade do enredo…

 

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Talvez certas semelhanças entre o meu ser e alguma das personagens que intervenham na história, isso aconteceu com a personagem Carlos Deza da trilogia atrás referida, identifiquei-me muito com ele.

 

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O Romance, sem dúvida, livro que recomendo… naturalmente a trilogia já atrás referida e um livro muito “duro” mas fantástico, “Os Nus e os Mortos” de Norman Mailer e também “Os Cus de Judas” do nosso Lobo Antunes.

 

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Geralmente muito fracas… Algumas positivas o Lord of the Rings e agora mais recentemente o Blindness (Ensaio sobre a Cegueira), gostei bastante.

 

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Por muito que nos doa, vão ser o futuro… Por várias razões, a portabilidade, poder guardar muitos livros num espaço tão pequeno, o preço, poupança de papel, etc. Não uso ebooks, por enquanto…

 

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Incutir o gosto pela leitura desde pequenos, tanto a nível escolar como familiar. Penso que a escola principalmente tem de repensar muito seriamente a sua abordagem em relação aos livros e principalmente ao ensino do português e da literatura, é dado de uma forma que assusta e
afugenta as crianças e os adolescentes da leitura.

 

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Nasce com a gente sem dúvida, claro que lá está uma boa educação nesse aspecto pode ajudar, mas ler é como os trabalhos manuais, é um dom com o qual se nasce.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.