
Título Original: La Planète des Singes (1963)
Editor: Livros Unibolso da Editora Ulisseia
Páginas: 182
Tradutor: Calado Trindade
Origem: Comprado
Opinião: Quando, há algum tempo, vi o primeiro filme da série “O Planeta dos Macacos”, fiquei curioso em saber a origem da história que tanto me tinha fascinado. Depois duma pesquisa, consegui saber que o autor foi o francês Pierre Boulle, escritor do sucesso que também deu origem a um outro filme, “A ponte do Rio Kwai”.
Depois duma intensa procura por quase todo o lado, lá encontrei, através dum alfarrabista, uma edição de bolso do livro, já muito velha, lançando-me, com curiosidade, na sua leitura como se fosse uma viagem.
Durante o livro, vamos assistindo a alguns episódios onde podemos questionar a própria condição humana, mas desta vez subvertida já que é aos macacos que cabe o papel de “líderes” da sociedade. Depois de ter sido ajudado por um casal de macacos, Ulysses faz uma própria reflexão sobre a sua vida e sobre a raça humana, levando-o a questionar sobre tudo.
Escrito de forma fantástica, é um livro intemporal; não compreendo o porquê de não haver uma edição mais recente. Aconselhável a quem aprecia livros de ficção cientifica, com uma componente política. – Ricardo
Classificação: 9/10 – Excelente