Autor: Charles Frazier
Título Original: Cold Mountain (1994)
Editor: Edições Asa
Páginas: 398
ISBN: 9789724122298
Tradutor: Ana Mafalda Costa
Origem: Comprado
A acção da obra de Charles Frazier está dividida, essencialmente, em duas partes: a fuga de Inman até Cold Mountain e a nova vida de Ada, depois da morte do pai. É o percurso destas personagens que vamos acompanhando, percebendo, através de viagens ao passado pela mão do autor, como eram as suas vidas. Num período conturbado, cada um deles tem de lutar contra algumas adversidades para não se expor a perigos. Inman luta para que a sua deserção não seja descoberta, enfrentando pessoas com caracteres duvidosos e dispostos a tudo para ter um pouco de pão; Ada deixa de ser uma menina da cidade para começar a trabalhar no campo, juntamente com Ruby, uma amiga inesperada que lhe vai servir de apoio e ensinar que há vida para além das festas sociais.
Ao longo de grande parte da história, é perceptível que a relação amorosa entre Inman e Ada não está definida. Cada um deles nos dá pequenos detalhes sobre como a vê, mas é este amor o grande suporte (emocional) de Inman para regressar a casa. Com pequenas memórias das personagens também nós vamos imaginando, ao longo das páginas, como será o reencontro.
A escrita do autor é agradável e simples, mas pareceu-me exageradamente descritiva – e eu adoro descrições… O ritmo é lento e, por vezes, o autor acrescenta à história divagações das personagens ou momentos tão estranhos que nos baralham. Creio que falta emoção à história, sobretudo porque as personagens me pareceram estranhas e distantes, não me identificando com as mesmas.- Cristina
Classificação: 5/10 – Razoável