Questionário (X)

O questionário desta semana foi respondido pela Maria, do excelente Livros e Outras Coisas, que acrescentou uma perguntinha de sua lavra 🙂 Muito obrigado!
 

1 – Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Esta questão tem uma resposta complexa, uma vez que o Livros e Outras Coisas é um blogue ligado a uma livraria. No entanto, lembrei-me de o criar por gostar tanto deste objecto precioso: o livro.

 

2 – És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Tenho formação em literatura, como tal, gosto de “saborear” cada livro, o que não invalida que tenha “devorado” cada novo Harry Potter e outros livros. Aliás, adoro aquela sensação do livro que nos agarra – só que não acontece muitas vezes. Tenho o mau(?) hábito de ler mais do que um livro ao mesmo tempo, como tal, não é sequer possível quantificar as leituras sob forma de média.

 

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Que difícil… Os Invisíveis de Ana Paula Inácio. Invisíveis podemos ser todos nós e é a minha escritora preferida, sobretudo pela sua escrita, em nada banal. Outro livro com uma linguagem e um estilo notáveis: Mágoas Furtadas de Inês Tavares Rodrigues.

 

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Isso não acontece muito. Sinto um fascínio particular por livros que apresentem temáticas ligadas à própria literatura. Assim, de repente, posso referir o exemplo de O Segredo de Shakespeare de Jennifer Lee Carrell, em que a acção se desenrola à medida em que se decifram/analisam passagens de obras assinadas por Shakespeare, revisitando o próprio mito da sua identidade. Ainda assim, esse mesmo livro precisava de algo mais. Para me identificar com personagens ou histórias, é necessário que os meus temas preferidos (Época Victoriana, Civilização Celta, Literatura, …) sejam complementados por uma escrita de grande qualidade e perspectivas inovadoras, sem fórmulas batidas. A Ilha surpreendeu-me bastante, sem “se colar” a modas. É, afinal imprescindível que forma e conteúdo tenham igual relevo.

 

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Poesia. Gosto bastante e leio muitas vezes poemas de Joaquim Manuel Magalhães.

 

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
São isso mesmo “adaptações” ou sujeitamo-nos a decepções. Não são cópias, mas recriações. Quando se trata de uma saga (Harry Potter, por exemplo) acabamos por ler os livros que vão sendo publicados depois do primeiro filme, e Espaço e Personagens ganham os traços que vimos no écran.

 

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Consequência do progresso, mas eu gosto muita da relação directa com o objecto livro. Gosto de sentir a textura e o cheiro do papel, de levar o livro no bolso e de o poder ler onde quer que seja, com ou sem cobertura de rede, com ou sem computador por perto. É um amigo, é uma sensação de liberdade.

 

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
O PNL está a produzir resultados. Talvez se possa voltar a arranjar lugar para a leitura em família; implementar espaços (temporais) de leitura para os mais jovens – que virão a tornar-se adultos leitores; copiar a moda norte-americana dos Clubes de Leitura (intensificar e alargar as comunidades de leitores); a “Hora do Conto” pode visitar outros espaços públicos para além das bibliotecas; os livros podem premiar o sucesso dos alunos…

 

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
As crianças mostram-se encantadas ao ouvir contar histórias, algumas também as contam. Se a leitura for um hábito criado à nossa volta, bem como a partilha de impressões sobre o que se lê, creio que estão criadas condições para despertar e alimentar essa paixão. Não há que desistir. Começamos por ouvir histórias que escolhem por/para nós, depois queremos conhecer outras mais. Aí, o caminho está aberto.

 

10 – Que tipo de leitor(a) és?
Bastante exigente. 🙂

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.