Home / Passatempo / Passatempo "O Tigre Branco"

Passatempo "O Tigre Branco"

Temos para oferecer, em conjunto com a Editorial Presença, 5 exemplares do livro “O Tigre Branco”, de Aravind Adiga, vencedor do Booker Prize de 2008.

Sinopse: O Tigre Branco arrebatou por unanimidade o Man Prémio Booker Prize de 2008, um dos mais prestigiados galardões literários a nível mundial. Ainda antes da sua nomeação para o prémio, O Tigre Branco era já apontado como um dos melhores romances do ano e Aravinda Adiga como uma grande revelação e um extraordinário romancista. A shortlist para o Booker era composta por candidatos muito fortes, muito embora O Tigre Branco tenha conquistado o júri a uma só voz. Romance de estreia, entrou de imediato nas preferências dos críticos, que o classificaram como “uma estreia brilhante e extraordinária”. O livro revela uma Índia ainda muito pouco explorada pela ficção, a Índia negra, violenta e exuberante das desigualdades socioculturais. Toda a obra é uma longa carta dirigida ao Primeiro-Ministro chinês, escrita ao longo de sete noites. O autor da carta apresenta-se como o tigre branco do título, e auto-denomina-se um “empreendedor social”. Descrevendo a sua notável ascensão de pobre aldeão a empresário e empreendedor social, o autor da carta, Balram, acaba por fazer uma denúncia mordaz das injustiças e peculiaridades da sociedade indiana. Fica assim feito o retrato de uma sociedade brutal, impiedosa, em que as injustiças se perpetuam geração após geração, como uma ladainha que se entoa incessantemente ao ritmo de uma roda de orações. São muito poucos os animais que conseguem abrir um buraco na vedação e escapar ao destino do cárcere eterno. O Tigre Branco é um deles.

Para se habilitarem a ganhar um dos exemplares, terão de identificar os títulos dos livros correspondentes às 3 capas seguintes:

Livro 1


Livro 2

Livro 3

Os 3 livros foram publicados pela Editorial Presença, pelo que poderão encontrar as respostas pesquisando no seu site.

Regras do Passatempo:
– O passatempo decorre até às 23:59 do dia 6 de Março;
– Para participarem, preencham o formulário abaixo, com as respostas pretendidas e os vossos dados pessoais.
– Os vencedores serão apurados aleatoriamente, de entre as pessoas que acertarem simultaneamente nas 3 respostas pretendidas. Após o sorteio, os vencedores serão contactados por email e também anunciados aqui no blog.
– Só são permitidas participações a residentes em Portugal, e apenas uma por participante e residência. Em caso de participação dupla, apenas a primeira resposta será considerada.

*Formulário desactivado devido ao facto de o passatempo já ter terminado*


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.