Questionário (VI)

 
As respostas desta semana ao nosso questionário são do Iceman, do blog N Livros. Muito obrigado!
 

1 – Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Há alguns anos que efectuo pequenas ressenções e opiniões para alguns sites e alguns jornais. Dessa forma fui “coleccionando” opiniões. O blog nasceu da vontade em ter algo meu e que desse a conhecer essas opiniões que estão espalhadas por vários locais e publicações.

 

2 – És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Julgo-me um leitor rápido. Dependente do n.º de páginas, mas leio em média 3 livros por mês, no entanto há meses que leio 5. Anualmente leio entre os 45 a 52 livros.

 

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Essa é difícil. Livros preferidos tenho vários, mas o preferido? Talvez a trilogia de Bernard Cornwell “Crónicas do Senhor da Guerra”, devido ao realismo da escrita de Cornwell que nos consegue tansportar para alqueles tempos bárbaros. Já li a trilogia 4 vezes e em ambas me deslumbrei.

 

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
A forma de agir e de pensar. O seu humanismo, a sua força, o seu carácter.

 

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance Histórico. “Crónicas do Senhor da Guerra” de Bernard Cornwell; “Bizâncio” de Stephen Lawhead; “A Filha do Capitão” de José Rodrigues dos Santos e “Memorial do Convento” de José Saramago.

 

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Depende, se as adptações mantiverem o fulcro da obra literária então terá tudo para ter o sucesso desse livro, aliás, julgo que dessa forma o autor até terá a ganhar, pois é claro que o cinema tem mais adeptos que a literatura.

 

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Não tenho nada a opôr, mas não sou adepto.

 

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Claramente baixar os preços dos livros, estão abjectamente altos. Depois fomentar, nas bibliotecas e nas escolas, mais leituras/contos para as crianças. Mas penso que a principal medida é baixar o preço dos livros.

 

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Penso que é algo que está mais dependente de factores externos. Como quase tudo na vida, o acto de ler, esse prazer, descobre-se aos poucos. Se a pessoa não for incentivada, não poderá ter esses hábitos, logo, não poderá saber que ler é descobrir novos mundos, outras sociedades, outras personagens. Parece-me que crescer com alguém que goste de ler, crescer com o hábito de frequentar bibliotecas e livrarias, crescer com o pormenor de ouvir um conto antes de dormir, tudo isso vai criar o “bichinho” de leitura e tornar essa pessoa num potencial leitor.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.