Home / Questionário / Questionário (II)

Questionário (II)

 
Mais uma resposta ao nosso questionário, hoje da simpática anabreu. Obrigado!
 

1 – Como surgiu a ideia de criares o teu blog?
Decidi criar o meu blog para expor os meus gostos, um pouco da minha vida, enfim como se fosse uma espécie de diário, principalmente para ser seguido pela família, e amigos reais – com quem nunca estamos tantas vezes como gostaríamos. Para preencher essas lacunas…

 

2 – És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Acho que sou uma leitora de rapidez mediana… a minha média é 3 livros por mês, sem contar com os juvenis que leio ao mesmo tempo…

 

3 – Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
“O principezinho” pela sua pureza e inocência. É um livro pequeno que volta e meia gosto de reler.

 

4 – O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Se for descobrindo alguma coisa acerca da vida da personagem, ao longo da leitura, acabo por me identificar com ela… às vezes até com um “vilão” que tem uma história humana por trás…

 

5 – Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Thriller Policial ou de acção… e recomendaria… “O Mapa dos Ossos” hehehe 🙂

 

6 – O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Ficam sempre aquém do livro. É que as palavras deixam-nos a imaginar, e construir uma imagem na nossa mente… Os filmes quase fazem justiça a essas imagens que criamos 🙂

 

7 – Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Não me cativa… ainda só são 17h50 e já me estão a arder os olhos 🙂 Acho que devem ser um pouco cansativos… para mim não há nada como olhar para as letras impressas, e sentir o cheiro e a textura do papel!

 

8 – Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Os preços dos livros continuam proibitivos… acho que deviam descer, nem que para isso tivessem que mudar o formato, os acabamentos… Há pessoas que gostam de ler, mas que não lêm muito, e o preço dos livros é com certeza uma razão válida. O Plano Nacional de Leitura parece-me uma aposta no caminho certo… a leitura tem que ser incentivada desde tenra idade, acho que depois de adultos não se começa a gostar de ler, se esse gosto não for cultivado desde cedo, acho que nunca “pegará”…

 

9 – A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Acredito que está dependente de factores externos, não só ter livros em casa, como ser habituado a ver ler, para ter vontade de ler também. Não adianta ter muitos livros se eles nunca forem manuseados… Acho que são os actos que podem incluenciar positivamente – porque é que se diz “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”? Eu acho que é precisamente porque são as acções que influenciam mais.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.