Título Original: The Murder of Roger Ackroyd (1926)
Editora: RBA Coleccionables
Páginas: 239
ISBN: 9788447359042
Tradutor: Alberto Gomes
Origem: Comprado
Opinião: Estou cada vez mais fã dos clássicos policiais da Agatha Christie. O Assassinato de Roger Ackroyd tem todos os elementos característicos das suas histórias (pelo que já me foi dado a ver), mas o que se destaca é a forma como ela escolhe contar a história ao leitor. À medida que a história avança, parece embrulhar-se cada vez mais e a impressão é que estamos a entrar num beco sem saída, mas no fim tudo se resolve. Como já afirmei anteriormente, as pistas estão todas lá para que as desvendemos, se utilizarmos as nossas célulazinhas cinzentas 🙂
Hercule Poirot é uma personagem fantástica, completamente cativante. Todo e qualquer pequeno detalhe lhe chama a atenção e normalmente são coisas decisivas para desvendar o autor do crime em causa. Neste livro em particular, parece mais enigmático que nunca, mas no final descobrimos porquê.
Já que falo no final, deixem-me dizer-vos que é verdadeiramente surpreendente. O culpado é a última pessoa de quem nos lembraríamos. Tive a infelicidade de, há uns tempos, tropeçar num comentário que me fez começar a suspeitar do autor do crime antes da revelação final, mas ainda assim é uma história extremamente bem urdida e emocionante. Recomendo!
Classificação: 8/10 – Muito Bom