Título Original: Coraline (2002)
Editora: Editorial Presença
Páginas: 124
ISBN: 9789722330107
Tradutor: Inês Aboim Borges
Origem: Comprado
Opinião: Neil Gaiman é um dos escritores de fantasia mais famosos da actualidade, detentor de uma obra imensa, autor de livros como Stardust, Os Filhos de Anansi ou a grande série de BD Sandman, entre muitas outras, que que lhe proporcionaram a fama e muitos fãs fiéis por todo o mundo. A fantasia, principalmente quando é dirigida para um público de todas as idades, é sempre um tema “perigoso” porque, se a história não for bem construída e desenvolvida poderá se correr o risco do livro parecer demasiado infantil. Mas Neil Gaiman consegue criar histórias de fantasia para todas as idades transportando-nos para o mundo que ele próprio cria, levando-nos a sentir que não queremos sair de lá tão cedo.
Foi com muita curiosidade que comecei a ler este livro, queria saber mais sobre este autor, já tinha ouvido falar bem desta história e posso dizer que todas as minhas expectativas foram acertadas. O livro lê-se num instantinho, a escrita é muito simples e flui com naturalidade, somos levados para o mundo de magia e de fantasia com a mesma facilidade com que a criança Coraline entra nesses mesmos mundos, por momentos lembramos a nossa infância e o gosto pela descoberta de coisas novas.
Coraline é uma imagem daquilo que fomos como crianças, exploradora de mundos desconhecidos, sonhadora, muito curiosa, mas sabe bem aquilo que quer, não custando identificarmo-nos com ela.
Fiquei ainda mais curioso em ler a restante obra de Neil Gaiman, principalmente em conhecer a sua obra mais “adulta” e negra. Por último, não posso deixar de referir que esta história irá para o cinema em 2009, podem ver o trailer, bastante interessante e prometedor, aqui. – Ricardo
Classificação: 8/10 – Muito Bom