Viagens com livros

Está já há uma semana em funcionamento uma excelente iniciativa da Câmara de Portimão, o “Livros de Ida e Volta“, que consiste numa cesta com livros presentes nos autocarros Vai e Vem.

Segundo o Presidente da Câmara, Manuel da Luz, os passageiros, “enquanto vão no autocarro, em vez de pensarem nas angústias da vida, vão-se entretendo com um livro e aproveitam melhor o tempo“. Ao mesmo tempo, o facto de “manusearem um livro um livro, nem que seja por 15 ou 20 minutos, pode motivar as pessoas para hábitos de leitura“.

Os títulos disponíveis nos autocarros foram seleccionados com a preocupação de agradar a todos. “Uma vez que nem sempre há o espaço desejado, escolhemos livros com formatos mais pequenos mas com conteúdos e histórias muito interessantes para quem viaja“, afirma Dora Pereira, directora da biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes.

O passageiro escolhe o que quer ler no cesto e desfruta da viagem deixando-se cativar por um romance, surpreendendo-se com um policial ou, se preferir, vivendo um momento histórico“, explicou Dora Pereira.

No final da viagem, os utentes deverão depositar depois os livros noutro cesto que se encontra à saída do veículo, “mas também é possível levar a obra para casa, devolvendo-a numa próxima viagem, ou entregando-a directamente na biblioteca municipal“.

Imagens: Jornal de Portimão
Fontes: Jornal de Portimão e Expresso

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.