Home / Eventos / Fernando Pessoa – 120 anos

Fernando Pessoa – 120 anos

Comemora-se hoje o 120.º aniversário sobre a data de nascimento de um dos maiores poetas de sempre da língua portuguesa, Fernando Pessoa.


Inúmeras iniciativas serão levadas a cabo para comemorar a efeméride, com destaque para as seguintes:

  • Espectáculo “Hip Hop Pessoa”, no Terreiro do Paço. A iniciativa é da Casa Fernando Pessoa, da Câmara Municipal de Lisboa e da da editora discográfica Loop:Recordings. O evento reúne escritos da autoria do poeta e de algumas personalidades do Hip Hop em Portugal, como Melo D, Maze e Fuse, Dealema, Raptor, Rocky Marsiano, Rodrigo Amado, Sagas, Dj Ride, T-One, D-Fine e Viriato Ventura, pai de Sam The Kid; a animação começa às 18h00 com a presença de alguns DJ’s e de artistas de graffiti, que irão pintar painéis relacionados com o poeta, e o concerto tem início pelas 22h00.
  • Edição de um CD de homenagem a Fernando Pessoa com a participação destes e de outros artistas – que estará parcialmente disponível para download gratuito no portal LX Jovem, da Câmara de Lisboa, financiadora do álbum – acompanhado de um DVD com entrevistas a todos os envolvidos no projecto e da gravação do concerto de 13 de Junho.
  • Peça de teatro baseada no único texto escrito por Pessoa no feminino, “A Carta da Corcunda para o Serralheiro”, será apresentada na Casa Fernando Pessoa em três noites consecutivas – 18, 19 e 20 de Junho, pelas 21h30, com entrada livre – com interpretação da actriz Ângela Pinto e encenação de Hélder Gamboa.

Fonte: SIC Online


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.