Home / Notícias / Feira do Livro do Porto – Balanço

Feira do Livro do Porto – Balanço

A Feira do Livro na cidade do Porto encerrou esta terça-feira com um total de 250 mil entradas. Isto significa que o Palácio de Cristal recebeu, este ano, menos 20 por cento dos visitantes de 2007.
Francisco Madruga, coordenador da iniciativa, fez um balanço à Lusa, considerando-o «algo negativo». Além da feira ter atraído menos interessados, também se constatou «um decréscimo de cerca de 20 por cento nas vendas».

O responsável apontou dois factores que podem justificar estes números: as dificuldades económicas que o país atravessa e a iniciativa Serralves em Festa. «Isto mostra que a crise não ficou à porta do Palácio de Cristal», declarou.

Para o próximo ano, Francisco Madruga deseja um planeamento antecipado, de forma a que as duas actividades não coincidam, pois admite que os públicos de ambas «são os mesmos».

A Feira do Livro do Porto contou com 150 editoras, 82 sessões de autógrafos, 23 sessões de lançamentos, dois workshops, duas homenagens, nove debates, três concertos, uma actuação de ginástica acrobata e uma actuação de teatro.

A 78ª edição do evento decorreu entre os dias 21 de Maio e 10 de Junho no Pavilhão Rosa Mota.

Notícia: IOL Diário (bolds de minha autoria)

Será que não houve factores intrínsecos à própria Feira, como por exemplo a menor quantidade de editoras presentes no evento, que tenham contribuído para a diminuição das visitas e das vendas? Fica a questão.


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.