Home / Notícias / Realidade ou ficção?

Realidade ou ficção?

A imunidade de Juan Carlos às polémicas em torno dos 32 anos de reinado parece ter chegado ao fim. Para desespero da monarquia espanhola, os motivos de preocupação sucedem-se e a reviravolta pode vir a ser radical. Até os especialistas reconhecem que o rei tem razões de sobra para se preocupar. O escândalo recente advém do livro Secretum, da autoria de Rita Monaldi e Francesco Sorti. Segundo os jornalistas italianos, há provas reais que o testamento de Carlos II – o último rei espanhol da dinastia dos Habsburgos, afinal, é uma falsificação. Revelação essa que coloca o actual rei de Espanha como um falso soberano. É recorrendo a um clima de desconfiança e com base em documentos históricos que a obra questiona a autenticidade do testamento de Carlos II, a favor de Filipe de Anjou, e por conseguinte a legitimidade dos Borbón.
Apesar de não se prever que o monarca perca a coroa – porque seria a catastrófe total – é muito provável que a casa real seja forçada a justificar-se publicamente. E com rapidez. Hábito, recorde-se, pouco comum entre os Borbón. Prevêem-se mudanças em termos de postura e política da nobreza de nuestros hermanos, que tem sido protagonista dum ano horribilis.


Fonte: Nova Gente


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.