Achai estranho o Lobo Antunes estar nomeado para o Nobel da Literatura deste ano e não ter ouvido absolutamente nenhuma notícia acerca do tema… O que me levou a fazer algumas pesquisas para descobrir mais sobre toda o processo de entrega deste aclamado prémio. Eis o que descobri:
1 – Nomeação
O processo de selecção do vencedor do Prémio Nobel de Literatura inicia-se em Setembro, um ano antes do anúncio do vencedor. Neste mês, a Academia Sueca de Estocolmo envia cartas a pessoas e organizações qualificadas para nomear candidatos. As nomeações chegam à Academia entre Setembro e Fevereiro. Os candidatos são colocados numa lista que contém cerca 200 nomes.
Estão habilitados para submeter propostas ao Prémio Nobel de Literatura:
– Membros da Academia Sueca e de outras Academias, instituições e sociedades literárias;
– Professores de literatura e linguística de universidades e colégios universitários;
– Vencedores do Prémio Nobel de Literatura;
– Presidentes de outras sociedades de autores que se destacam pela sua produção literária nos seus respectivos países;
2 – Selecção
Durante a Primavera, as propostas são examinadas pelo Comité Nobel e em Abril é apresentada para aprovação pela Academia uma lista preliminar de candidatos, contendo cerca de 20 nomes. A meio do Verão, a lista é reduzida a 5 nomes. Em Outubro, a Academia faz sua escolha. Para que a eleição seja válida, um candidato deve obter mais de 50% dos votos.
3 – Anúncio
Depois de decorrida a votação, o vencedor é contactado. Informações a respeito de nomeações, investigações e opiniões sobre o vencedor são mantidas em segredo por cinquenta anos.
4 – Cerimónia de Entrega do Prémio e Anúncio Oficial
Em Dezembro, o vencedor do prémio é convidado para ir a Estocolmo onde ele(a) participa nas cerimónias e recebe a medalha, um diploma pessoal e o prémio em dinheiro. Durante a cerimónia o vencedor faz um discurso.
Portanto, concluo que só daqui a 50 anos é que vamos saber quem foram os nomeados para o Prémio Nobel deste ano. A FNAC deve ter poderes divinatórios que eu desconheço… – Célia M.