Prémio Nobel da Literatura

Numa das minhas deambulações diárias pelo site da FNAC, nomeadamente na secção de livros, deparei-me com um pequeno banner do lado direito que fazia referência aos “Nomeados Prémio Nobel da Literatura 2007“. Ora, depois de clicar no banner, encontrei uma selecção de livros de vários autores, entre eles António Lobo Antunes, Mario Vargas Llosa, Ismail Kadaré, Milan Kundera, Philip Roth e Salman Rushdie.
Achai estranho o Lobo Antunes estar nomeado para o Nobel da Literatura deste ano e não ter ouvido absolutamente nenhuma notícia acerca do tema… O que me levou a fazer algumas pesquisas para descobrir mais sobre toda o processo de entrega deste aclamado prémio. Eis o que descobri:


1 – Nomeação
O processo de selecção do vencedor do Prémio Nobel de Literatura inicia-se em Setembro, um ano antes do anúncio do vencedor. Neste mês, a Academia Sueca de Estocolmo envia cartas a pessoas e organizações qualificadas para nomear candidatos. As nomeações chegam à Academia entre Setembro e Fevereiro. Os candidatos são colocados numa lista que contém cerca 200 nomes.

Estão habilitados para submeter propostas ao Prémio Nobel de Literatura:
– Membros da Academia Sueca e de outras Academias, instituições e sociedades literárias;
– Professores de literatura e linguística de universidades e colégios universitários;
– Vencedores do Prémio Nobel de Literatura;
– Presidentes de outras sociedades de autores que se destacam pela sua produção literária nos seus respectivos países;

2 – Selecção
Durante a Primavera, as propostas são examinadas pelo Comité Nobel e em Abril é apresentada para aprovação pela Academia uma lista preliminar de candidatos, contendo cerca de 20 nomes. A meio do Verão, a lista é reduzida a 5 nomes. Em Outubro, a Academia faz sua escolha. Para que a eleição seja válida, um candidato deve obter mais de 50% dos votos.

3 – Anúncio
Depois de decorrida a votação, o vencedor é contactado. Informações a respeito de nomeações, investigações e opiniões sobre o vencedor são mantidas em segredo por cinquenta anos.

4 – Cerimónia de Entrega do Prémio e Anúncio Oficial
Em Dezembro, o vencedor do prémio é convidado para ir a Estocolmo onde ele(a) participa nas cerimónias e recebe a medalha, um diploma pessoal e o prémio em dinheiro. Durante a cerimónia o vencedor faz um discurso.

Portanto, concluo que só daqui a 50 anos é que vamos saber quem foram os nomeados para o Prémio Nobel deste ano. A FNAC deve ter poderes divinatórios que eu desconheço… – Célia M.

mae-billboard

Sobre Célia

Tenho 38 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.