Home / Blogue / Livros em Espanha

Livros em Espanha

Conhecendo minimamente a cultura literária e as características do mercado livreiro deste nosso cantinho à beira mar plantado, foi com alguma curiosidade que aproveitei alguns dias de férias em Barcelona para observar como funcionam nuestros hermanos no que aos livros diz respeito.
Tive oportunidade de visitar a FNAC e também a secção de livros do El Corte Inglés. A primeira impressão foi que eles têm muito mais livros editados do que nós, o que não é assim tão estranho tendo em conta que a população de Espanha é cerca de cinco vezes maior que a nossa. Depois, e à semelhança dos mercados anglo-saxónicos, também em Espanha se faz a distinção entre livros hardcover e paperback, ao contrário das capas “híbridas” que temos por cá. Outra diferença é a secção de livros de bolso, que é enorme. Enquanto que por cá, e depois de algumas tentativas goradas, se começa a apostar de novo nesse formato, em Espanha pude observar secções inteiras com centenas de livros de bolso… Parece que por lá é aposta ganha. Por último, a secção de livros em língua estrangeira é muito fraca. Isso explica-se, penso eu, pela predominância da língua espanhola em detrimento de tudo o que vem de fora, e que se pode observar especialmente na dobragem para a língua deles de tudo o que é filme e série vindo do estrangeiro.


Mais uma curiosidade: os espanhóis têm máquinas de venda automática de livros de bolso. Sim, é isso mesmo! Para além de bolos e bebidas, eles também vendem livros de bolso nas estações de metro, por quantias a rondar os 10 euros… Cá está a prova 🙂 – Célia M.


(clicar para ampliar)


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.