“Nascidas em Colónia em 1916, as gémeas são bruscamente separadas depois da morte dos pais. Anna cresce com o avô, numa quinta modesta e no seio do catolicismo, na Alemanha. Lotte é enviada para a Holanda por ter tuberculose, onde passa a viver com uns tios abastados e com simpatias socialistas. A má relação entre estes familiares, bem como a guerra, faz com que as meninas percam o contacto uma com a outra. Os seus caminhos tornam a cruzar-se quando já são velhas, numas termas. Lotte, que abrigou judeus durante a guerra e se casou com um deles, desconfia da irmã a princípio. Mas, através da dura história de Anna, é confrontada com o outro lado da sua realidade: o sofrimento dos alemães comuns durante a guerra. Tessa de Loo entrelaça as histórias das duas irmãs com as dos dois países, inimigos na guerra, e retrata a influência exercida pela natureza, por um lado, e pela cultura, por outro, sobre o indivíduo.”
“As Gémeas” é um livro escrito em 1993 e que foi transposto para o grande ecrã em 2002, tendo inclusive sido nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Tessa de Loo é uma escritora holandesa, nascida em 1946, e escreveu mais dois romances:
“The Son from Spain” e “A Bed in Heaven”. A escritora vive actualmente no Algarve.Links:– Site oficial da escritora (em holandês)– Página da Amazon
EDIT: Na última edição do jornal Sol, vem uma entrevista com Tessa de Loo. Podem consultar a edição online aqui, a entrevista encontra-se na página 53. Obrigado à Cristina pela dica.