Home / Notícias / Rentrée Literária 2018 – Penguin Random House | Grupo Editorial

Rentrée Literária 2018 – Penguin Random House | Grupo Editorial

O Penguin Random House Grupo Editorial, composto pela Alfaguara, Companhia das Letras, Objectiva, Suma de Letras, Arena, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta apresenta os livros com publicação prevista até ao final do ano.

Um dos livros que marcam esta rentrée, e que já está disponível nas livrarias, é a tão aguardada publicação da obra de JAMES BALDWIN em Portugal com o romance E se esta rua falasse, pela Alfaguara. É o primeiro livro do autor, grande nome da literatura americana e do movimento dos direitos civis, a ser publicado em Portugal.

ALEXANDRA LUCAS COELHO regressa ao romance com o novíssimo A Nossa Alegria Chegou, com a chancela Companhia das Letras, um romance que cria todo um mundo. Penas de Pato – Ver a vida a passar da varanda, é o livro de estreia do músico e compositor MIGUEL ARAÚJO, reunindo algumas das suas crónicas escritas na imprensa bem como outros textos e três contos inéditos. Luanda, Lisboa, Paraíso é o título do novo romance de DJAIMILIA PEREIRA DE ALMEIDA, que chega às livrarias em Outubro também com a Chancela Companhia das Letras. Na mesma chancela, no final de Outubro, AFONSO CRUZ traz-nos uma novela lírica e comovente de um pai que conta a sua vida a uma filha que não conhece e que não fala a sua língua.

No panorama internacional destaca-se Berta Isla, de JAVIER MARÍAS, eleito pelo El País como livro do ano, e A Cor Púrpura, a obra prima de ALICE WALKER e vencedora do Pulitzer. Em Novembro, chega às livrarias a primeira antologia de poesia de CHARLES BUKOWSKI, organizada e prefaciada por Valério Romão e traduzida por Rosalina Marshal e Tantas Palavras, de CHICO BUARQUE, um livro que reúne todas as letras de Chico Buarque, a par e passo com uma reportagem biográfica da vida do músico e escritor.

A rentrée literária fica também marcada pela publicação na Alfaguara de Anoitecer no Paraíso, o tão aguardado novo livro de LUCIA BERLIN, autora de Manual para mulheres de limpeza. E pela publicação das memórias de MICHELE OBAMA, Becoming – A Minha História, um relato íntimo de uma mulher de alma e substância que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.

Dos lançamentos da não-ficção destaca-se ainda o novo livro de CARLO ROVELLI, A ordem do tempo. Escrito no mesmo tom poético e acessível do bestseller Sete Breves Lições de Física, este livro apresenta uma nova interpretação dos mistérios do tempo de forma extraordinariamente inteligente. Por amor à língua: Um manifesto contra a língua que por aí circula é o novo livro de MANUEL MONTEIRO. O mês de Outubro contará ainda com o livro 50 invenções que mudaram o mundo, de TIM HARFORD, autor do best-seller O Economista disfarçado. Para assinalar os 50 anos da primeira alunagem será publicada a biografia de Neil A. Armstrong escrita por JAMES R. HANSEN. Esta obra explora a vida de Neil Armstrong, com base em várias horas de conversas com o astronauta, oferecendo um « magnífico panorama da segunda metade do século XX. A sua publicação coincidirá com a estreia do filme homónimo nas salas portuguesas.

A menina que sorria contas traz-nos o testemunho de CLEMANTINE WAMARIYA, uma menina nascida em Kigali, no Ruanda, que se viu obrigada a fugir por causa do sangrento conflito no seu país. Um testemunho de grande beleza que vai além do horror da guerra. Também os mais novos poderão encontrar várias novidades nas livrarias portuguesas: Portuguesas com M grande, de LÚCIA VICENTE e CÁTIA VIDINHAS, a história das raparigas rebeldes portuguesas – das mais famosas às ilustres desconhecidas – que abriram caminho a todas nós com a sua coragem e determinação. E ainda a colecção Meninas Pequenas, Grandes Sonhos, que nos dá a conhecer a vida de artistas, cientistas, aventureiras, pacifistas, que inspiram miúdos e graúdos a perseguir os seus sonhos. 

Fonte: Nota de Imprensa Grupo Penguin Random House


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.