Home / Novidades / Novidade Bertrand | Uma Educação, de Tara Westover

Novidade Bertrand | Uma Educação, de Tara Westover

Título: Uma Educação
Autor: Tara Westover
Pág.: 384
Data de Lançamento: 28.09.2018
Comprar aqui (link afiliado)

«Uma Educação», de Tara Westover, foi uma das leituras obrigatórias de verão de Barack Obama, um livro que relata de forma extraordinária as memórias da autora que cresceu numa zona rural do Idaho, nos Estados Unidos, segundo os costumes Mormon. «’Uma Educação’, de Tara Westover, é um livro de memórias notável de uma jovem criada numa família sobrevivencialista em Idaho que se esforça para estudar enquanto ainda demonstra grande compreensão e amor pelo mundo que deixa para trás», declara o antigo Presidente via Facebook, ao revelar as suas escolhas de leituras estivais. Até aos nove anos de idade, Tara Westover não teve uma certidão de nascimento. Não tinha tão pouco qualquer tipo de registo médico. Não andou na escola, tal como os seus seis irmãos. A única ambição a que poderia aspirar era a de trabalhar no ferro-velho que o seu pai geria a partir da propriedade familiar. Com o passar do tempo, o pai foi ficando ainda mais radical, mas também a convivência com um dos irmãos torna-se particularmente problemática quando começa a ser insultada e a sofrer abusos físicos. «Uma Educação» são as memórias da jornada de uma jovem – Tara Westover – que consegue mudar o curso do seu destino graças à sua sede de conhecimento. Um desejo que a leva até Cambridge, onde estudou Filosofia e mais tarde doutorou-se em História deixando para trás a família e a realidade que sempre conhecera. Numa entrevista recente, Tara Westover revela que não fala com o pai e com vários dos seus irmãos desde 2014, mantendo contacto ocasional com a mãe.

Sinopse: Tara Westover cresceu a preparar-se para o Fim dos Tempos, para ver o Sol escurecer e a Lua pingar, como que de sangue. Passava o verão a conservar pêssegos e o inverno a cuidar da rotatividade das provisões de emergência da família, na esperança de que, quando o mundo dos homens falhasse, a sua família continuasse a viver. Não tinha certidão de nascimento e nunca pusera um pé na escola. Não tinha boletim médico, porque o pai não acreditava em médicos nem em hospitais. Não havia quaisquer registos da sua existência. O pai foi ficando cada vez mais radical com o passar do tempo, e o seu irmão, mais violento. Aos dezasseis anos, Tara decidiu educar-se a si própria. A sua sede de conhecimento haveria de a levar das montanhas do Idaho até outros continentes, a cruzar os mares e os céus, acabando em Cambridge e Harvard. Só então se perguntou se tinha ido demasiado longe. Se ainda podia voltar a casa. Uma Educação é a história apaixonante de uma mulher que se reinventa. Mas é também uma história pungente de laços de família e de dor quando esses laços são cortados. Com o engenho dos grandes escritores, Tara Westover dá forma, a partir da sua experiência singular, a uma narrativa que vai ao cerne do que é a educação e do que ela nos pode oferecer: a perspetiva de ver a vida com outros olhos e a vontade de mudarmos.

Sobre a autora: Tara Westover é uma autora americana que vive no Reino Unido. Nascida no Idaho, filha de um pai que se opunha à educação pública, nunca frequentou a escola. Passou os dias a trabalhar no ferro-velho do pai ou a cozinhar para a mãe, uma herdeira e parteira autodidata. Tinha dezassete anos quando entrou numa sala de aulas pela primeira vez, e esse foi um ambiente que desde logo a atraiu. Licenciou-se pelo Trinity College, em Cambridge, em 2009, e no ano seguinte foi professora convidada pela Universidade de Harvard. Mais tarde, regressou a Cambridge, onde, em 2014, se doutorou em História.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.