Home / Novidades / Novidade Bertrand | A Ansiedade nos Nossos Dias, de Diogo Telles Correia

Novidade Bertrand | A Ansiedade nos Nossos Dias, de Diogo Telles Correia

Título: A Ansiedade nos Nossos Dias
Autor: Diogo Telles Correia
Pág.: 168
Data de Lançamento: 07.09.2018

Portugal é dos países, a nível mundial, com taxas mais elevadas de ansiedade. Uma epidemia global que afeta o dia-a-dia dos cidadãos. Com um livro prático, organizado de forma esquematizada, Diogo Telles Correia, médico psiquiatra e psicoterapeuta, responde às dúvidas dos leitores de forma simples e muito direta no livro «A Ansiedade nos Nossos Dias – Como a identificar, como a combater», que chegou às livrarias a 7 de setembro.

As exigências do dia-a-dia, neste mundo apressado, vão imprimindo uma velocidade desumana, que provoca inquietação nos cidadãos. O ser humano é forçado a absorver um excesso de informação e a encaixá-la no seu cérebro. Sem tempo para a reflexão e para o crescimento; o que existe é uma acumulação de informação que inunda o cérebro humano. Frequentemente, nestas circunstâncias, o corpo começa também a dar sinais: o coração bate mais depressa, a respiração torna-se ofegante, a barriga parece ganhar vida própria. E os medos começam a surgir.

A ansiedade, considerada, até certo ponto, uma reação natural do ser humano, passa a corresponder a uma perturbação mental quando atinge um valor extremo e provoca mal-estar claro, intolerável, e interfere gravemente no funcionamento social, profissional ou ocupacional das pessoas. Com exemplos práticos de casos que passaram pelo seu consultório, Diogo Telles Correia aborda formas diferentes de encarar a ansiedade e responde a cinco questões: o que é; quais as suas causas; como se manifesta; como se diagnostica e como se trata.

São abordados os tratamentos e técnicas terapêuticas mais eficazes para algumas das principais causas de ansiedade no ser humano: o medo do medo, do medo do outro, do medo de morrer, do medo de perder o controlo, do medo do passado, do medo de pensar, da somatização e de formas de ultrapassar o medo. Os leitores terão a hipótese de esclarecer todas as suas dúvidas sobre ansiedade, de se reconhecerem nos perfis traçados e de se sentirem apoiados e mais capazes de enfrentar a maior epidemia da nossa era.

A sessão de lançamento de «A Ansiedade nos Nossos Dias», de Diogo Telles Correia, decorre a 20 de setembro, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação do Prof. Doutor António Vaz Carneiro e da jornalista Mariana Lima Cunha.

Sobre o autor: Diogo Telles Correia é médico psiquiatra, psicoterapeuta e professor auxiliar, com agregação, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde leciona Psiquiatria, Psicopatologia e História da Medicina. Dá também aulas de Psiquiatria Forense na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e é assistente hospitalar no Hospital de Santa Maria e consultor na unidade de transplantes do Hospital Curry Cabral. Tem dez livros publicados, quer para um público mais generalista, nomeadamente Pensar. Sentir. Viver, quer técnico, através de manuais que coordenou e que são recomendados em várias universidades portuguesas, brasileiras e dos PALOP. Publicou mais de meia centena de artigos e capítulos em revistas e livros científicos nacionais e internacionais. É vice-presidente da Associação de Psicopatologia Portuguesa, membro da direção da Secção de Psiquiatria de Ligação da Associação Europeia de Psiquiatria e membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC), bem como de várias outras associações científicas nacionais e internacionais.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.