Home / 4/5 / Opinião: Eléctrico 28 | Davide Cali e Magali Le Huche

Opinião: Eléctrico 28 | Davide Cali e Magali Le Huche

Autor: Davide Cali
Ilustrador: Magali Le Huche
Título Original:
 Eléctrico 28 (2017)
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 40
ISBN: 9789896656270
Tradutor: Eurídice Gomes
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: O Amadeo conduz elétricos em Lisboa. No seu magnífico Eléctrico 28 mora a felicidade e a boa disposição, todos querem subir a bordo do elétrico amarelo e juntar-se à festa. Para cima, para baixo, aos ziguezagues… Um simples passeio transforma-se numa viagem cheia de surpresas… e de beijinhos! E a culpa é do Amadeo.

Opinião: Umas das imagens mais emblemáticas de Lisboa é o elétrico 28, que percorre o caminho entre Campo de Ourique e o Martim Moniz. É um dos ex-líbris da cidade e visita obrigatória dos milhares de turistas que vão passeando pela capital portuguesa. Foi certamente por este motivo que o autor italiano Davide Cali e a ilustradora Magali Le Huche, de origem francesa, decidiram juntar esforços para criar este livro infantil que tem como cenário o mítico elétrico 28.

Amadeo conduz o elétrico 28 há muitos anos e está já perto da reforma. Ao longo da sua carreira, serviu de cupido a muitos casais e rejubilou com esse seu dom secreto. Tal como a cidade onde circula, Amadeo é um homem com alguma idade, mas com um espírito jovem e romântico; depois de tantos anos a unir inocentemente jovens apaixonados, será que é muito tarde para ele próprio encontrar o amor?

Através de texto e imagens, é notável a forma como dois estrangeiros conseguem captar de forma tão certeira o espírito da cidade de Lisboa, a que juntam uma história cândida, com enorme potencial para cativar miúdos e graúdos. O elétrico 28, que percorre os locais mais antigos da capital e que encerra toda a magia da sua história, é o cenário perfeito para que o amor, esse sentimento simultaneamente tão simples e complexo, assuma o papel principal. Disponível nas livrarias a partir de hoje.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.