Home / 4/5 / Opinião: A Mulher Entre Nós | Greer Hendricks e Sarah Pekkanen

Opinião: A Mulher Entre Nós | Greer Hendricks e Sarah Pekkanen

Autores: Greer Hendricks e Sarah Pekkanen
Título Original:
 The Wife Between Us (2018)
Editora: Suma de Letras
Páginas: 456
ISBN: 9789896655471
Tradutor: Gonçalo Neves
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Aos 37 anos, a recém-divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, a morar no apartamento da tia, sem filhos, sem dinheiro e sem amigos verdadeiros. Richard, o seu carismático e rico marido, era tudo para ela. Mas, ao descobrir que ele está prestes a voltar a casar, algo dentro de Vanessa se desfaz. A partir de agora, na sua vida, só existirá uma única obsessão: impedir esse casamento. Custe o que custar. Nellie é como qualquer outra jovem bela e sonhadora que chega a Manhattan para começar a sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Na sua cabeça perdura o segredo que a faz fugir da sua cidade natal e que a impede de caminhar sozinha para casa. Ao conhecer Richard – bem-sucedido, protector, o homem dos seus sonhos -, Nellie começa finalmente a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de tudo para o resto da sua vida. Mas, de repente, começa a receber chamadas misteriosas. Algumas fotografias são mudadas de lugar no seu quarto. Alguém a persegue, alguém quer o seu mal. Mas quem?

Opinião: Vanessa e Nellie, Nellie e Vanessa. Duas mulheres separadas por uma dezena de anos e pelas expectativas face à vida. Vanessa vive no meio dos destroços do seu casamento falhado com um homem perfeito, depois de ter percebido que ele era perfeito demais. Agora é Nellie quem se prepara para cair nas garras de Richard, e Vanessa está apostada em evitar que isso aconteça.

Alternando pontos de vista entre as duas, vamos ficando a par da chegada de Nellie a Nova Iorque, do seu trabalho como educadora de infância e do desenvolvimento do seu romance com Richard; ao mesmo tempo, e quase como um contraponto, assistimos à espiral de destruição de Vanessa, ainda muito afetada pelo fim da sua relação com Richard. O pressuposto da história é este, mas o ideal é não revelar muito mais, sob pena de se estragar a experiência de leitura.

Talvez baste dizer que este livro é muito mais do que aparenta à primeira vista, tal como as suas personagens e enredo. Quando pensamos que já percebemos o rumo e o cerne da história, as autoras tratam de desfazer todas essas convicções sem nunca parecer que se estão a esforçar demasiado para fazê-lo. Quem costuma ler muitos thrillers do género sabe como é fácil cair nesse erro, por isso registo com agrado que Greer Hendricks e Sarah Pekkanen conseguiram ultrapassar este desafio de uma forma muito satisfatória.

A dada altura, é muito difícil abandonar a leitura de A Mulher entre Nós. É um thriller bem pensado e estruturado de forma a que o leitor tenha constantemente vontade de prosseguir a leitura para saber o que vai acontecer. Gostei muito e recomendo!

Classificação: 4/5 – Gostei Bastante


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.