Home / Novidades / Novidade Temas e Debates | Onde Estamos?, de Emmanuel Todd

Novidade Temas e Debates | Onde Estamos?, de Emmanuel Todd

Título: Onde Estamos?
Autor: Emmanuel Todd
Pág.: 512
Data de Lançamento: 22.06.2018

«Sem pretender prever o futuro nem fornecer soluções, esta obra tem um mérito duplo: explicar os acontecimentos contemporâneos e indicar os “futuros impossíveis” […] este estudo tão fundamental como estimulante realça a importância das determinações religiosas e culturais face a um economismo pretensamente todo-poderoso». Église catholique en France
«Onde Estamos?», o novo livro de Emmanuel Todd, que acaba de chegar às livrarias portuguesas, esclarece sobre o facto de, no Ocidente, reinar um estranho sentimento de impotência, no contexto de uma revolução tecnológica que parecia, pelo contrário, tornar tudo possível.
Resultado de 45 anos de investigação em antropologia familiar numa perspetiva geográfica à escala mundial, esta é uma obra audaciosa, original e ricamente documentada. Baseado no entendimento da dinâmica de longa duração dos sistemas familiares, «Onde Estamos?» analisa o princípio da divergência, o imperialismo, o feminismo, a crise dos países avançados, o fenómeno Trump, a eficiência russa, entre muitos outros. O leitor é guiado entre a Eurásia, a América índia e África, passando pelas estruturas familiares do Homo Sapiens, até chegar à grande transformação mental europeia, ao arranque educativo e desenvolvimento económico, à secularização e crise de transição e, ainda, à metamorfose da Europa.

Sinopse: Esta obra sonda as profundezas menos conscientes da vida social, às quais Emmanuel Todd dedicou toda a sua vida de investigador, para encontrar a explicação para o que se nos afigura atualmente como a grande desordem do mundo. Apenas pelo entendimento da dinâmica de longa duração dos sistemas familiares, da articulação desses sistemas com a religião e a ideologia, e das ruturas induzidas pelo progresso educativo poderemos compreender o efeito de divergência que afeta as nações desenvolvidas: o paradoxo de um Homo americanus simultaneamente inovador e arcaico, o fenómeno Trump, a falta de realismo das potências alemã e chinesa, a eficiência russa, a renúncia japonesa, as recentes metamorfoses da Europa e o Brexit. Esta revisitação magistral da História da Humanidade permite-nos antever com lucidez o que nos espera no dia de amanhã.

Sobre o autor: Emmanuel Todd nasceu em 1951. Doutorado em História pela Universidade de Cambridge, é diplomado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris. Historiador e antropólogo, publicou numerosas obras, nomeadamente a premonitória La Chute Finale [A queda final: a decomposição da esfera soviética], que em 1976 anunciava a queda do sistema soviético, Le Rendez-vous des civilisations (2007, com Youssef Courbage), Après la démocratie (2008), L’Origine des systèmes familiaux (2011) e Qui est Charlie? (2015). Emmanuel Todd é investigador no Instituto Nacional de Estudos Demográficos, em França.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.