Home / Célia / Opinião: Minúsculos – O Mundo Invisível dos Micróbios | Nicola Davies

Opinião: Minúsculos – O Mundo Invisível dos Micróbios | Nicola Davies

Autor: Nicola Davies
Ilustrador: Emily Sutton
Título Original:
Tiny: The Invisible World of Microbes (2014)
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 38
ISBN: 9789896653545
Tradutor: Eurídice Gomes
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Um livro didáctico sobre o universo dos micróbios. Há seres vivos tão minúsculos, que seriam precisos milhões deles para preencher o espaço de um ponto. Apesar de serem invisíveis, estão por todo o lado e estão ocupados a fazer todo o tipo de coisas: seja constipar-te ou produzir iogurte, contribuir para a erosão das montanhas ou tornar o ar respirável.

Opinião: Tenho um pequeno curioso cá em casa e, por isso, já percebi que os livros relacionado com ciências e a exploração do mundo são os que mais lhe interessam. Minúsculos – O Mundo Invisível dos Micróbios é um livro que se propõe introduzir aos mais jovens a existência destes seres minúsculos, explicando quais os seus tipos, características e funções.

Sem entrar em grandes detalhes de carácter técnico, Minúsculos cumpre o seu objetivo na perfeição. Apresenta de uma forma cativante estes pequenos seres, apostando no deslumbramento dos mais pequenos face à existência de algo que não conseguem ver com os seus próprios olhos. Este desfilar de factos fascinantes é acompanhado de ilustrações maravilhosas de Emily Sutton, que apostam na particular força das imagens para transmitir ideias.

Minúsculos – O Mundo Invisível dos Micróbios é um dos melhores livros infantis que nos chegou cá a casa nos últimos tempos. Pareceu-nos uma combinação perfeita e fascinante entre mensagem e ilustrações, sendo particularmente recomendado a crianças curiosas, independentemente de saberem ou não ler. Muito bom!


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.