Home / Novidades / Novidade Bertrand | Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos Nossos Dias, de Raquel Varela

Novidade Bertrand | Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos Nossos Dias, de Raquel Varela

Título: Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos Nossos Dias
Autor:Raquel Varela
Pág.: 328
Data de Lançamento: 01.06.2018

A guerra das guerras, as revoluções dos anos 30, o nazismo, a segunda guerra mundial, a revolução dos cravos, a imigração, o internacionalismo, a solidariedade, e muito mais. Estes são alguns dos temas abordados por Raquel Varela no seu mais recente livro, «Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos Nossos Dias», que chegou às livrarias no dia 1 de junho.
Este ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, num olhar aguçado sobre as dinâmicas sociais de um século, levanta questões provocadoras e dá respostas sérias e rigorosas: terá sido o apocalipse da Segunda Guerra Mundial – o episódio mais brutal da história da Humanidade, com a perda de 80 milhões de pessoas – a resposta de uma classe suicidária à crise de 1929? E o século XX, que começou (ainda que não oficialmente) em 1917, terá terminado em 1989 com a queda do Muro de Berlim, ou em 2008, com o fim do pacto social europeu? Raquel Varela, reconhecida Historiadora na História Contemporânea, acredita que a história não se repete, mas que ensina. Em «Breve História da Europa» é possível conhecer os erros do passado.

Sinopse: «Breve História da Europa – Da Grande Guerra aos nossos dias» é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, num olhar aguçado sobre as dinâmicas sociais de um século. Do militarismo imperialista à Revolução Russa, da crise de 1929 à Segunda Guerra Mundial, do fim do pacto social à crise da União Europeia, passando pelas descrições empolgantes do Maio de 68 e da Primavera de Praga, Raquel Varela coloca o trabalho e as suas relações políticas e sociais no centro das grandes mudanças que ocorreram nos últimos 100 anos. Este é um livro que levanta questões provocadoras e nos dá respostas sérias e rigorosas. Terá sido o apocalipse da Segunda Guerra Mundial – o episódio mais brutal da história da Humanidade, com a perda de 80 milhões de pessoas – a resposta de uma classe suicidária à crise de 1929? E o século XX, que começou (ainda que não oficialmente) em 1917, terá terminado em 1989 com a queda do Muro de Berlim, ou em 2008, com o fim do pacto social europeu?

Sobre a autora: Raquel Varela é historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, e investigadora do Instituto Internacional de História Social, Amesterdão. É coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa). É presidente da International Association Strikes and Social Conflicts. É vice-coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.