Home / Novidades / Novidade Bertrand | A Queda do Ocidente?, de Kishore Mahbubani

Novidade Bertrand | A Queda do Ocidente?, de Kishore Mahbubani

Título: A Queda do Ocidente?
Autor: Kishore Mahbubani
Pág.: 144
Data de Lançamento: 01.06.2018

«Porque é que o Ocidente se sente perdido? A resposta é simples. No início do século XX, atingimos um ponto de viragem histórico, talvez o ponto de viragem mais importante da humanidade – e, no entanto, o Ocidente recusa-se a aceitar ou a adaptar-se a esta nova era.»
A 1 de junho chegou às livrarias «A Queda do Ocidente?», o livro de Kishore Mahbubani que coloca em questão o estatuto bicentenário que o Ocidente tem tido como o centro global da riqueza face à afirmação de novas potências mundiais como a China, a Índia e diversos países africanos. O académico e antigo diplomata de Singapura, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Embaixador de Singapura nas Nações Unidas, estará em Lisboa entre 11 e 12 de junho para a promoção daquele que é o seu primeiro livro em Portugal. Neste ensaio provocador e original, Kishore Mahbubani examina e expõe, com a clareza de quem assiste, os mitos e as mentiras que o Ocidente conta a si próprio, pintando uma nova visão do futuro. A clareza da sua análise geopolítica, que deixará que pensar aos líderes e pensadores políticos do Ocidente, torna-se essencial para entender o futuro, abrindo horizontes e servindo de um forte ponto de partida para quem se interessa por geopolítica. Uma nova ordem, guerras ocidentais suicidas, erros estratégicos, e muito mais, são apenas alguns dos temas abordados pelo autor.

Sinopse: O estatuto bicentenário do Ocidente como o centro global da riqueza está ameaçado pela afirmação de novas potências como a China, a Índia e diversos países africanos. A questão mais decisiva que o Ocidente enfrenta nas próximas décadas é como reagir a esta alteração das regras do jogo. Neste livro crucial e oportuno, Kishore Mahbubani defende que o Ocidente já não tem poder para impor ao mundo os seus ideais e que, por isso, deve abster-se de intervir política e militarmente nos assuntos das restantes nações. O Ocidente permanece, contudo, uma peça crucial na manutenção da paz mundial, como origem dos ideais da democracia e da razão, que pode e deve continuar a promover. Paradoxalmente, só admitindo o seu declínio poderá o Ocidente manter a sua influência e ser bem-sucedido, a longo prazo, na nova ordem mundial. Neste ensaio provocador e original, informado pela sua extensa experiência em relações internacionais, Mahbubani examina e expõe, com a clareza de quem olha de fora, os mitos e as mentiras que o Ocidente conta a si próprio, pintando uma nova visão do futuro. A clareza da sua análise geopolítica dá que pensar a todos os líderes e pensadores políticos do Ocidente.

Sobre o autor: Kishore Mahbubani é professor de Políticas Públicas Aplicadas, na Universidade Nacional de Singapura. Serviu 33 anos no corpo diplomático de Singapura, foi embaixador para as Nações Unidas e é um reconhecido perito em relações internacionais e assuntos asiáticos. Tem assento nos conselhos e direções de várias instituições em Singapura, na Ásia, na Europa e na América do Norte. Publicou e continua a contribuir para diversas revistas e jornais, incluindo o Financial Times, a Time, a Newsweek e o New York Times.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.