Home / 5/5 / Opinião: Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes 2 | Elena Favilli e Francesca Cavallo

Opinião: Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes 2 | Elena Favilli e Francesca Cavallo

Autor: Elena Favilli e Francesca Cavallo
Título Original:
Good Night Stories for Rebel Girls 2 (2017)
Editora: Nuvem de Tinta
Páginas: 224
ISBN: 9789896654993
Tradutor: Isabel Veríssimo
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Depois de o primeiro volume de Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes ter embalado mais de um milhão de pessoas, as autoras Francesca Cavallo e Elena Favilli dão-nos a conhecer cem novas histórias de mulheres extraordinárias cujas vidas imprimiram no mundo uma marca de coragem, iniciativa e irreverência. Cada biografia é um pequeno conto inspirador que nos faz sonhar com um infinito universo de possibilidades. Entre escritoras, astronautas, fotógrafas, atrizes, políticas, cantoras, professoras, ativistas, revolucionárias, rainhas, enfermeiras, acrobatas… Estão mulheres tão diferentes como Agatha Christie, Yeonmi Parke, Nefertiti, J.K. Rowling, Beatrix Potter ou Simone Veil. Vidas que renovam a nossa esperança num mundo mais justo, igualitário e belo. Histórias que inspiram a sonhar mais longe.

Opinião: O primeiro volume de Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes foi um dos meus livros preferidos de 2017, por variadas razões, mas principalmente pela sua qualidade inspiradora. Assim que soube que iria ser publicado um segundo volume, fiquei de imediato entusiasmada por poder lê-lo. 

Tal como no volume anterior, também este apresenta a história de 100 mulheres que se destacaram numa determinada atividade, oriundas de todo o mundo, da antiguidade à atualidade. A história abreviada dessas mulheres é novamente acompanhada de uma ilustração original. Mais uma vez, temos uma portuguesa a participar nesta coletânea: Joana Estrela ilustrou a astrofísica Sara Seager e a ativista norte-coreana Yeonmi Park (se ainda não conhecem Porque Escolhi Viver, recomendo).

Já quando li o primeiro volume achei que se tratam de livros que, apesar de à primeira vista poderem ser dirigidos a um público-alvo muito específico (raparigas do segmento infanto-juvenil), a importância do seu conteúdo é transversal. Desde que recebi este livro em casa, tenho vindo a ler uma ou duas histórias por dia ao meu filho de 5 anos e tem sido maravilhoso. Noto nele um genuíno interesse por conhecer as histórias de vida destas mulheres – e também alguma perplexidade, no meio da sua ingenuidade, em perceber que as coisas nem sempre foram como ele as conhece hoje em dia.

No meu papel de adulta, voltei a adorar. É impossível não nos sentirmos algo pequenos perante tanta coragem demonstrada ao longo dos tempos pelas mais diversas mulheres. Façam um favor a vós próprios e comprem estes livros para vocês, mas também para as mulheres, homens, meninas e meninos na vossa vida. Que livro inspirador e pertinente!

Classificação: 5/5 – Adorei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.