Home / Artigos / Refletindo sobre… (21)

Refletindo sobre… (21)

Refletindo

Por vezes, quando refiro a alguém que conheço que tenho um blogue sobre livros e que leio muito, acontece perguntarem-me se nunca pensei em escrever um livro. A resposta é invariavelmente uma: não. Quer dizer, claro que já dei por mim a questionar-me se alguma vez, hipoteticamente, teria capacidade para escrever um livro, mas chego sempre à mesma conclusão, que é novamente: não. O facto de adorar ler e gostar de escrever sobre o que leio não quer dizer que me sinta capaz ou queira escrever um livro.

Oiço muitas vezes a frase “Hoje em dia, qualquer um publica um livro”. E tenho de reconhecer que isto tem um fundo de verdade. Com as edições de autor ou “editoras” como a Chiado, em que o autor paga para ver o seu livro publicado, basta ter disponível o montante necessário para se poder afirmar que se publicou um livro. E lá por se ter conseguido escrever alguma coisa e pô-la à venda, não significa que é bom (aliás, parece-me que na maioria dos casos o que acontece é precisamente o contrário).

Há inúmeras histórias de pessoas que sempre adoraram escrever e para as quais a escrita é quase uma necessidade; algumas conseguem realizar o seu sonho de publicar e viver da escrita, outras nem por isso – mas a escrita é algo que sempre lá esteve e é provável que continue. Mas, mais uma vez, a existência desta ligação com a escrita não quer dizer que aquilo que se escreve é bom e merece ser publicado. Não acho que basta querer escrever um bom livro. É preciso haver talento, boas ideias e, se calhar, também dará jeito ter um bom editor, que consiga apontar falhas e caminhos possíveis.

E com isto volto ao início: não tenho nem talento, ideias ou vontade de publicar um livro, nem agora nem nunca. Adoro ler, adoro partilhar o que penso sobre o que leio, mas pensar e criar histórias não é, definitivamente, para mim.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.