Home / Artigos / Refletindo sobre… (17)

Refletindo sobre… (17)

Refletindo

Estou neste momento a ler cinco livros. O Moby Dick, de que vos falei na semana passada, está a ser lido no âmbito de uma leitura conjunta que deverá decorrer até abril; o Royal Assassin, para o meu projeto da Robin Hobb, que está em pausa para ler brevemente A Revelação do Bobo; Manual para Mulheres de Limpeza, um livro de contos que deverei ler ao longo de todo o mês de fevereiro; Still Me, que estou a ouvir em audiobook; e Louca, que comecei ontem e que deverá ser, destes todos, aquele que terminarei primeiro.

Vem isto a propósito de ler vários livros em simultâneo. Houve uma altura da minha vida em que fugia disto como o diabo da cruz, mas depois rendi-me. Normalmente, não costumo ter tantas leituras a decorrer ao mesmo tempo, mas neste momento calhou ter projetos e leituras conjuntas que proporcionam ritmos mais pausados e que, por isso, me dão possibilidade de ir fazendo outras leituras pelo meio. 

Claro que depende do leitor, mas descobri que leio mais quando estou a ler várias coisas ao mesmo tempo. É verdade que existe sempre o risco de dar mais atenção a uns livros do que a outros, se algum nos despertar particular interesse, deixando os restantes de lado, mas penso que se houver algum método a coisa é levada a bom porto. Voltando à minha situação atual:

  • Moby Dick está a ser lido ao ritmo de mais ou menos 100 páginas a cada 15 dias, de modo a poder estar em sintonia com os vídeos da Tatiana Feltrin;
  • Royal Assassin está, como disse, em banho-maria. Estou prestes a ler A Revelação do Bobo, o segundo volume da nova série da Robin Hobb que está a ser publicado em Portugal e só vou retomar esta leitura depois de ler aquele. Assim que o retomar, conto ler ao ritmo de um capítulo por dia;
  • Do Manual para Mulheres de Limpeza estou a ler mais ou menos 2 contos por dia, dependendo do tamanho dos mesmos;
  • Still Me está a ser ouvido em audiobook, aproveitando espaços de tempo em que, de outro modo, não estaria a ler (tarefas domésticas, etc.);
  • Louca, que é, de todos, aquele em que estou a investir a maior parte do meu tempo presente.

Percebo muito bem os leitores que dizem que não se conseguem concentrar em mais do que um livro ao mesmo tempo. Pessoalmente, não só consigo fazê-lo como acho que me ajuda a ler mais e de forma mais variada. E vocês, costumam fazer leituras em simultâneo? 


Sobre Célia

Tenho 35 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.