Home / 3/5 / Opinião: Avance | Francesco Marconi

Opinião: Avance | Francesco Marconi

Autores: Francesco Marconi
Ano de Publicação Original:
 2018
Editora: Matéria-Prima
Páginas: 168
ISBN: 9789897691232
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: O que vê quando imagina os próximos 10 anos da sua vida? Se não consegue responder de imediato a esta pergunta, este livro é para si. Se ser bom não lhe é suficiente, AVANCE vai ajudá-lo a conquistar os seus objectivos pessoais e profissionais.
Siga os 30 passos deste algoritmo, 1 para cada dia do mês, e descubra como:
-Encontrar o seu propósito de vida
-Orientar a sua energia
-Influenciar os outros com empatia e persistência
-Desenvolver capacidade de liderança
Esqueça o risco e as dúvidas. AVANCE

Opinião: Francesco Marconi é um jovem português de origem italiana que trabalha atualmente em Nova Iorque, como Diretor de Estratégia da Associated Press. Desconhecia a sua história antes de este livro me ter vindo parar às mãos, mas fiquei de imediato curiosa para saber o que tinha para me dizer um jovem de 31 anos que conseguiu, muito cedo, chegar a um cargo de responsabilidade nesta importante agência noticiosa internacional.

AVANCE é o acrónimo para seis etapas da metodologia que o autor nos apresenta para descobrir “o que nos motiva e como usá-lo para ter sucesso“: A – A importância de saber quem é; V – Visualize os seus sonhos; A – Arranje um plano; N – Nada o impede; C – Combata a inércia; E- Eleve-se e seja ainda melhor. Francesco Marconi sugere que o leitor tente aplicar estas etapas à sua realidade, uma por semana, com dicas diárias para alcançar com sucesso cada uma delas.

As dicas diárias são acompanhadas, na maioria dos casos, por alguns exemplos de casos conhecidos ou experiências reais do autor, o que sem dúvida ajuda a visualizar, na prática, o efeito que a aplicação destas dicas poderá gerar. No final de cada dia, o autor propõe um exercício relacionado com as ideias apresentadas e o próprio livro tem espaços para que o leitor faça anotações diárias, propondo também reflexões semanais acerca do que foi interiorizado.

Ainda que o livro esteja, a meu ver, bastante virado para a vida profissional, encontrei também sugestões muito válidas para o meu dia-a-dia. A utilidade de “AVANCE” dependerá sempre da disposição de quem se propuser a aplicar na prática as dicas apresentadas, mas de um modo geral pareceu-me um livro com ideias bem estruturadas e que me poderão realmente vir a ser úteis. Nota final para o aspeto gráfico extremamente apelativo e cuidado desta edição, algo a que a editora Matéria-Prima tem vindo a habituar os seus leitores.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.