Home / Artigos / Refletindo sobre… (13)

Refletindo sobre… (13)

Refletindo

Eu sei que fui, provavelmente, a última a chegar à festa, mas descobri recentemente o BookTube. Para quem não sabe (acredito que seja uma minoria), há um conjunto de pessoas que tem canais no YouTube dedicados à literatura, onde colocam vídeos dando opinião sobre os livros que lêem e onde fazem inúmeros desafios, tags e leituras conjuntas, entre várias outras coisas relacionadas com o mundo dos livros. 

Ora bem, para dizer a verdade, eu sabia, lá no fundo da minha mente, que algo deste género existia, mas sinceramente nunca tinha tido vontade de explorar. Por preguiça, desconhecimento, preconceito até – admito – nunca me apeteceu pôr-me em frente a um ecrã a ouvir e ver pessoas a falar sobre livros. Sempre preferi a palavra escrita do que a falada, mas isso começou a mudar quando descobri os podcasts (fica já prometido um texto sobre podcasts): afinal há pessoas muito interessantes a falar sobre livros e a abordá-los de formas novas. O clique com o BookTube deu-se no final do ano passado, já nem sei porquê. Vi um vídeo, descobri um canal, depois descobri mais outro e outro… e agora é algo a que assisto com regularidade.

Ainda estou na fase da descoberta e da seleção. Como é óbvio, não tenho tempo para ver todos os canais dedicados à literatura que existem no YouTube, nem sequer para ver todos os vídeos dos canais que entretanto já se tornaram os meus preferidos. Tenho os meus livros para ler, este blogue para manter e toda uma vida extra-literária para viver, portanto o tempo que me resta não é grande, daí a necessidade de ser seletiva com o que vejo. A grande maioria dos canais que sigo são portugueses, mas há também algumas booktubers brasileiras de quem gosto bastante. Aqui ficam os canais que, por enquanto, tenho gostado de seguir:

Apesar de a minha experiência em fazer vídeos para o YouTube ser igual a zero, suspeito que seja coisa para dar bastante trabalho a nível de preparação e edição, muito mais do que escrever e publicar um texto num blogue. E, por isso, aqui fica o meu respeito e reconhecimento por quem se esforça para produzir conteúdo tão interessante, com este nível de regularidade. Não acho, sinceramente, que seja para todos, dar a cara e ter a eloquência necessária para tornar interessante o que estão a dizer. Fico à espera de mais sugestões de canais nos comentários a este post!


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.