Home / Novidades / Novidade Bertrand | Utopia para Realistas, de Rutger Bregaman

Novidade Bertrand | Utopia para Realistas, de Rutger Bregaman

Título: Utopia para Realistas
Autor: Rutger Bregaman
Pág.: 280
Data de Lançamento: 12.01.2018

Concretizar ambições e alcançar objetivos é algo possível, e provável, para a maioria da população mundial nos dias de hoje. A utopia de um mundo melhor, no entanto, não passa disso mesmo: um devaneio aparentemente inatingível. Rutger Bregman, um dos jovens pensadores mais promissores da atualidade, propõe-nos, e acima de tudo explica-nos, como é possível, e até inevitável, tornar essa utopia realidade. Fugindo a um estilo técnico e a um análise exaustiva da história e dos agentes sócio-económicos, Bregman mostra- nos, de um modo brilhante e acessível, como vivemos atualmente no paraíso utópico idealizado, mas nunca alcançado, por muitos antes de nós – e como tomamos essa liberdade e esse conforto como garantidos. Com uma escrita cativante, «Utopia para Realistas» é um convite à reflexão sobre a evolução da humanidade e sobre tudo aquilo que ainda há para mudar e atingir. Num grito nada utópico, que desafia todos os idealistas, especialistas ou não, a serem sonhadores, disruptivos e concretizadores, Bregman coloca na ordem do dia tópicos quentes – do rendimento básico incondicional à livre circulação de pessoas – baseando-se em factos e conceitos elucidativos e fundamentados.

Sinopse: «O progresso é a concretização de utopias», disse Oscar Wilde. A premissa deste livro é estranhamente simples: é chegada a hora de voltarmos a pensar e a lutar pelas nossas utopias – do rendimento básico incondicional a uma semana de trabalho de 15 horas, de um mundo sem fronteiras a um mundo sem pobreza – porque elas são alcançáveis. Todos os marcos civilizacionais foram, em tempos, considerados fantasias utópicas, passando pela abolição da escravatura e pela democracia, e contudo hoje em dia tomamo-los por garantidos. Num trabalho profusamente pesquisado, bem fundamentado e recheado de histórias de sucesso, Rutger Bregman leva-nos numa visita guiada pela história do rendimento e do progresso, indiferente à tradicional clivagem entre direita e esquerda. Este é um daqueles livros raros, que nos obriga a pôr em causa tudo aquilo que achamos que sabemos.

Sobre o autor: Rutger Bregman é um historiador e jornalista holandês, colaborador frequente do coletivo jornalístico The Correspondent.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.