Home / Artigos / Livros nos Óscares 2018

Livros nos Óscares 2018

As nomeações para os Óscares 2018 foram conhecidas hoje e, por isso, aqui fica um resumo dos filmes nomeados que foram baseados em livros, ou com livros relacionados.

Dentro da categoria de Melhor Filme, temos:

  • Call Me By Your Name (“Chama-me Pelo Teu Nome”), baseado no livro homónimo de André Aciman;
  • Darkest Hour (“A Hora Mais Negra”), baseado no livro homónimo de Anthony McCarthen (Objectiva | 2017); 
  • Dunkirk, que tem um companion book (HarperCollins | 2017)

Na categoria de Melhor Ator, foi nomeado Christopher Plummer no filme All the Money in the World (“Todo o Dinheiro do Mundo”), baseado no livro de John Pearson, de 1995, Painfully Rich: The Outrageous Fortunes and Misfortunes of the Heirs of J. Paul Getty (sem tradução em Portugal). Mary J. Blige foi nomeada para Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em Mudbound (“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi”), adaptação cinematográfica do livro As Lamas do Mississipi, de Hillary Jordan (Saída de Emergência | 2017).  

Na categoria de Melhor Filme de Animação, temos The Breadwinner, adaptação do livro homónimo de Deborah Ellis; The Boss Baby, inspirado no livro de Marla Frazee; e Ferdinand, inspirado em A História de Ferdinando, de Munro Leaf (Kalandraka | 2016).

Em categorias mais técnicas, Victoria & Abdul, adaptado a partir do livro homónimo de Shrabani Basu, foi nomeado nas categorias de Guarda-Roupa e Caracterização; nesta última categoria, foi também nomeado Wonder (“Wonder – Encantador”), baseado no livro com o mesmo nome de R.J. Palacio (Edições Asa | 2012). 

Na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, está nomeado Revolting Rhymes, adaptado a partir do livro homónimo de Roald Dahl. Quanto ao Melhor Argumento Adaptado, temos The Disaster Artist, que adapta o livro com o mesmo nome de Greg Sestero e Tom Bissell, e Molly’s Game, inspirado no livro da autoria de Molly Bloom. Vale ainda a pena referir que nesta categoria também foi nomeado Logan, inspirado na BD de Mark Millar e Steve McNiven.


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.