Autores: Luísa Semedo, João de Almeida, Quita Miguel, Márcia Balsas e Márcia Costa
Ano de Publicação Original: 2017
Editora: Livros de Ontem
Páginas: 92
ISBN: 9789898762832
Origem: Comprado
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: No final do ano passado, a editora Livros de Ontem juntou-se à Junta de Freguesia dos Olivais (Lisboa) para promover a 1.ª edição do Prémio Literário e de Ilustração Eça de Queiroz. Os cinco contos vencedores (três premiados e duas menções honrosas) foram integrados na coletânea Os Desafios da Europa, que esteve em crowdfunding e para a qual contribuí. Não costumo contribuir para este tipo de campanhas, apesar de achar que é uma forma bastante válida de financiar publicações que não veriam a luz do dia de outra forma; desta vez fi-lo para apoiar a Márcia, porque ela é uma amiga de muitos anos destas andanças na blogosfera literária e porque sei que estes primeiros passos na publicação do que escreve são importantes para ela.
Feita esta ressalva, e sem favor de qualquer espécie, Gaveta de Mistérios é, quanto a mim e de longe, o melhor conto desta coletânea. Pegando no tema principal (a Europa da atualidade e os desafios que enfrenta) e no subtema da emigração, este conto dá-nos a conhecer um jovem português, como tantos outros, desencantado com a sua vida profissional e que se prepara para emigrar. No último dia em Portugal, e ao arrumar as suas coisas, relembra tempos de infância e o encantamento que sentia ao procurar objetos na gaveta misteriosa do seu padrinho. É um conto que equilibra bem a mistura de sentimentos de tristeza e de esperança de quem parte para conseguir uma vida melhor.
Dos restantes contos, gostei de Céu de Carvão, Mar de Aço, de Luísa Semedo, que conta a história de uma mulher refugiada da República Democrática do Congo, que vai recordando a sua fuga do país e os traumas que a viagem para a Europa lhe trouxe, e também de Sob o Céu de um Outro Deus, de Quita Miguel, que nos fala sobre uma mulher que foge da Síria, grávida e com uma filha, esperando conseguir chegar à Europa e encontrar uma vida melhor. Ambos os contos abordam de uma forma interessante as viagens desumanas que decorrem no Mediterrâneo, ainda que, para mim, tivessem ganho com finais de maior impacto.
Sopro de Cinzas, de Márcia Costa, deixou-me relativamente indiferente e de Caminho em Chamas numa Casa que Gela, de João de Almeida, só consegui ler três páginas porque não gostei do estilo de escrita e do que li pareceu-me demasiado confuso.
Relativamente a esta edição, tenho de dizer que, tendo em conta os 13€ que paguei por um exemplar que não chega às 100 páginas, esperava no mínimo uma revisão cuidada. Há gralhas/erros que engulo, mas a troca de um “há” por um “à” não é uma delas. Infelizmente, não se trata de caso único.
De um modo geral, a coletânea é interessante, apesar de, quanto a mim, lhe faltar algum equilíbrio como um todo a nível de qualidade literária. Para mim, valeu principalmente pelo Gaveta de Mistérios.
Classificação: 2/5 – OK