Home / 3/5 / Opinião: Genial! As invenções mais espantosas de todos os tempos | Deborah Kespert

Opinião: Genial! As invenções mais espantosas de todos os tempos | Deborah Kespert

Autor: Deborah Kespert
Título Original:
 Genius!: The most astonishing inventions of all time (2015)
Editora: Círculo de Leitores
Páginas: 96
ISBN: 9789724251400
Tradutor: Isabel Araújo
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: As maiores invenções de todos os tempos e os génios a quem se devem. Da criação da Web por Tim Berners-Lee aos projetos de Leonardo da Vinci, conhecer os pioneiros e as grandes invenções na comunicação, nos transportes e na exploração do espaço.

Opinião: Na nossa vida azafamada dos dias que correm, há vários utensílios e comodidades que usamos frequentemente e que tornam tudo muito mais fácil. São coisas que temos por certas e às quais, na esmagadora maioria das vezes, nem dispensamos mais do que um pensamento de passagem. Mas a verdade é que coisas como o telefone, a eletricidade, os automóveis ou mesmo as maravilhas que justificam a existência de blogues como este – os livros – existem há muito pouco tempo quando comparado com os milhares de anos que leva a existência do ser humano.

Genial! As invenções mais espantosas de todos os tempos pretende ser um resumo das invenções mais fantásticas do Homem, numa edição graficamente apelativa que tem como público-alvo crianças a partir dos 8-9 anos. Arrumadas por temas (Pioneiros, Comunicação, Tecnologia, Transporte e No Espaço), as invenções vão sendo apresentadas juntamente com os seus inventores, com um resumo inicial  (quem, onde, quando, como, porquê) que dá o mote para uma explicação mais detalhada nas páginas seguintes sobre o historial da invenção, sem se tornar, contudo, numa explicação muito extensa, adequando-se muito bem, por esse motivo, à idade do seu público-alvo.

Ao texto-base da invenção juntam-se imagens ilustrativas dos objetos e dos seus inventores, ao qual a autora juntou secções “Como fazer” relacionada com a inveção em causa e que, deste modo, proporcionam uma componente lúdica e interativa ao livro, sempre desejável neste tipo de publicações de modo a incentivar a criança a aprender um pouco mais sobre as informações que lhe são apresentadas. De referir que o início do livro inclui uma infografia cronológica que dá, assim, uma panorâmica geral sobre as invenções abordadas no livro e que, no final, se encontram ainda secções dedicadas a invenções que apareceram por engano, invenções de mulheres e invenções invulgares.

Mesmo que Genial! As invenções mais espantosas de todos os tempos seja folheado por um adulto, como foi o meu caso, há muita coisa para aprender e descobrir. Saí desta leitura mais rica, sem dúvida. 

Classificação: 3/5 –  Gostei


Sobre Célia

Tenho 35 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.