Home / António Bizarro / Novidade Coolbooks | O desejo e outros demónios, de António Bizarro

Novidade Coolbooks | O desejo e outros demónios, de António Bizarro

DemóniosTítulo: O desejo e outros demónios
Autor: António Bizarro
Pág.: 176
Data de Lançamento: Novembro/2017

Depois de O longo caminho do regresso (agora publicado em formato físico, depois de uma primeira edição em e-book) e de O motor do caos e da destruição, António Bizarro encerra a trilogia Cidade da Indústria com O desejo e outros demónios. Em Saint Paul, cidade negra que resulta da amálgama entre as geografias emocionais do autor, o amor e o desejo andam à solta como animais ferozes em busca das suas presas. Perpassados pelo mesmo tipo de preocupações e paisagens, os 12 contos de O desejo e outros demónios oscilam entre o passado, o futuro e um presente em que as personagens vivem sob o espetro de uma catástrofe: o Apocalipse Androide. As referências literárias, musicais e cinematográficas do autor, como Do Amor e Outros Demónios, de Gabriel García Márquez, O Deus das Moscas, de Golding, as melodias de Patton e Trent Reznor ou Memento, de Christopher Nolan, permeiam a memória coletiva de Saint Paul que continua a ser narrada através das histórias dos seus habitantes: presas e predadores, mutantes, monstros e inocentes. A trilogia Cidade da Indústria, dividida em ambientes urbanos, maquinais e orgânicos, tem agora o seu último capítulo. No entanto, o universo de Saint Paul poderá continuar, talvez noutros formatos, mas, por enquanto, «vão-se deitar, durmam descansados. Abaixo da superfície não se passa nada, os monstros existem somente nos pesadelos das crianças» (nas palavras de Tony Dornbusch; personagem, escritor e caricatura autobiográfica do autor).

Sinopse: Um escritor oferece a derradeira prova de amor à sua amada. Um grupo de crianças reencena inconscientemente O Senhor das Moscas. Um marido traído propõe-se a reconquistar a esposa adúltera. Tony Dornbusch recorda uma visita guiada ao Instituto MacLaren na companhia de um velho amigo. Um homem começa a ver o mundo a desaparecer à sua volta. Uma aparição leva um escritor a percorrer as ruas de Saint Paul em busca do passado. Duas mulheres partilham o mesmo destino sem nunca se terem conhecido, ficando ligadas para sempre na memória colectiva dos habitantes de Saint Paul. Numa cidade distópica e pós-apocalíptica, os criminosos são obrigados a confrontar as famílias das vítimas, num exercício extremo de justiça restaurativa. Um homem transforma-se no objecto de desejo do seu objecto de desejo. Excertos do diário de Tony Dornbusch revelam aspectos da sua relação estranha com uma enfermeira e a sua mãe. Em Saint Paul, o amor e o desejo andam à solta como animais ferozes em busca de suas presas.

Sobre o autor: António Bizarro nasceu em 1978, na cidade de São Paulo, e cresceu no Barreiro. Em 2006 integrou o split-CD Seek And Thistroy!, da Thisco Records, que incluía o seu projecto de música electrónica City of Industry e as bandas Devhour e Tatsumaki. Em 2010 editou o seu primeiro livro, Siamese Dream. Em 2015 lançou o seu primeiro álbum em nome próprio, Opus I: Dark Room, disponível para download em https://soundcloud/antoniobizarro, e o livro Fragmentos – Tony Dornbusch, através do seu blog Android:Apocalypse. Em 2016 publicou o seu terceiro livro, O Longo Caminho de Regresso, através da editora Coolbooks, e disponibilizou no blog o livro Novos Fragmentos – Tony Dornbusch; no mesmo ano, lançou o seu segundo álbum, Opus II: Sacred Parts, bem como os Volumes I, II e III da compilação City of Industry. Em 2017 lançou o livro O Motor do Caos e da Destruição, novamente sob a chancela da Coolbooks, e o quarto e o quinto volumes da compilação City of Industry.


Sobre Célia