Home / 3/5 / Opinião: Ameaça entre as Sombras | Linda Howard

Opinião: Ameaça entre as Sombras | Linda Howard

HowardAutor: Linda Howard
Título Original:
Troublemaker (2016)
Editora: HarperCollins
Páginas: 430
ISBN: 9788491391234
Tradutor: Fátima Tomás da Silva
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Para Morgan Yancy, diretor de operações de um grupo paramilitar, o trabalho estava em primeiro lugar. Mas, depois de sofrer uma emboscada em que esteve prestes a morrer, o seu supervisor estava mais do que decidido a descobrir quem andava atrás dos membros do seu esquadrão de elite… e porquê. Temendo que o inimigo desconhecido voltasse a atacar, Morgan fora enviado para um lugar isolado para ficar escondido, mas vigilante. No entanto, entre a anfitriã atraente, que estava decidido a proteger, e uma ameaça mortal à espreita nas sombras, passar despercebido demonstrou ser a missão mais perigosa que já tinha enfrentado. Bo Maran, a chefe da polícia a tempo parcial da pequena aldeia montanhosa da Virgínia Ocidental, tinha conseguido finalmente construir a vida que desejava. Tinha amigos, um cão e algum dinheiro no banco. E, de repente, Morgan apareceu à sua porta. Bo não precisava de nenhum homem misterioso na sua vida, e menos ainda de um tão problemático, atraente e hermético como Morgan. Para ela já era suficiente apaziguar os habitantes de Hamrickville depois de uma disputa pessoal que tinha ocorrido. Com o passar dos dias e das semanas, era mais difícil, para Bo e Morgan, lutar contra a intensa atração e crescente intimidade, apesar de estar muito consciente de que aquele homem escondia alguma coisa. Contudo, descobrir a verdade podia custar mais a Bo do que aquilo que estava disposta a dar. E, quando o segredo de Morgan fosse descoberto, poderia custar-lhe a vida. 

Opinião: Depois de uma leitura bastante forte emocionalmente, como foi o Perguntem a Sarah Gross, estava mesmo a precisar de algo mais leve para arejar as ideias. Ameaça Entre as Sombras é um dos livros mais recentes da escritora norte-americana Linda Howard, que já conta com vários livros publicados em Portugal e que eu já há algum tempo tinha curiosidade em conhecer. A história é a de um homem cuja profissão é coordenar um grupo de operações secretas a cargo do governo norte-americano, cuja vida está rodeada de segredos e mistérios. Até que, depois de terminada uma missão e num dia de folga, Morgan é alvejado e só escapa por pouco.

Até que se descubra quem está por detrás da emboscada que lhe prepararam e até que recupere por completo, Morgan é enviado para a casa de Bo Maran, numa localidade pacata e isolada. Bo é chefe administrativa da polícia e vive uma vida tranquila, mas como é fácil imaginar a chegada de Morgan promete alterar por completo as rotinas da sua vida e, quiçá, a forma como encara a sua vida sentimental. 

Ameaça entre as Sombras é um livro bastante focado na componente do romance, com alguns elementos de suspense pelo meio. A verdade é que a intriga inicial relacionada com a profissão de Morgan e com as missões em que está envolvido depressa é esquecida para ceder o palco principal ao desenvolvimento do romance entre ele e Bo; mais à frente, esta intriga é retomada, mas quanto a mim pecou por vir tardiamente e ter uma resolução pouco interessante. Isto acontece, na minha opinião, porque por esta altura o leitor estava praticamente só focado em saber como se iria terminar  a história do casal protagonista.

No que ao desenvolvimento do romance diz respeito, posso dizer que gostei bastante. Bo e Morgan são duas personagens interessantes (mais ela que ele, sinceramente), com passados distintos mas que acabam por parecer encaixar muito bem. Por vezes, este tipo de livros peca por apressar demasiado as coisas, tornando-as por isso irreais, mas aqui não foi o caso. Foi engraçado acompanhar a evolução desta relação, sem nunca esquecer a participação da cadela Tricks, ela própria uma personagem fantástica que ganhou o seu espaço na história por mérito próprio. 

Sem se ter tornado num livro absolutamente marcante, Ameaça entre as Sombras cumpriu bem o seu objetivo, que era entreter. Gostei e fiquei curiosa por ler mais livros da autora.

Classificação: 3/5 – Gostei 


Sobre Célia