Home / 3/5 / Opinião: Os 22 Mistérios da História | Geòrgia Costa

Opinião: Os 22 Mistérios da História | Geòrgia Costa

GeòrgiaAutor: Geòrgia Costa
Título Original:
22 misterios de la historia (2016)
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 224
ISBN: 9789896653330
Tradutor: Lucília Filipe
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: Sabes quantos aviões já desapareceram ao sobrevoar o Triângulo das Bermudas? E o monstro do lago Ness, na Escócia, será real? Dos vampiros à maldição da múmia, passando pelo continente perdido de Atlântida, com este livro vais ficar a saber quais são os 22 mistérios mais misteriosos de sempre da História do mundo – que nunca ninguém conseguiu resolver. E tu, atreves-te a tentar? 

Opinião: Dirigido a um público-alvo juvenil, Os 22 Mistérios da História propõe-se a desvendar, em poucas páginas e de forma descontraída, as origens e algumas revelações que rodeiam alguns dos mistérios mais interessantes que a Humanidade conheceu, alguns deles ainda por resolver nos dias que correm.

Parti para esta leitura com muito interesse, porque gosto imenso da temática. Não sei bem o que esperava encontrar, mas o impacto inicial foi bastante positivo. De tal modo que fui virando página atrás de página e, quando me apercebi, tinha chegado ao fim do livro. Com uma média de 10 páginas dedicadas a cada mistério, a autora espanhola Geòrgia Costa, que trabalha também como arqueóloga e guia turística, explica as origens de cada mistério, a forma como foi tentando ser resolvido e, nos casos em que se aplica, como foi finalmente desvendado.

Vários são os mistérios bem conhecidos pela generalidade das pessoas, como o Triângulo das Bermudas, o monstro de Loch Ness ou a existência da Atlântida, mas outros, como o manuscrito de Voynich ou a legião de Crasso eram-me desconhecidos e, por isso, esta foi uma excelente oportunidade para um primeiro contacto.

Sendo o público-alvo juvenil, a linguagem utilizada é, necessariamente, mais descomplicada, e penso que este aspeto está muito bem conseguido. Gostei que a autora tivesse tentado oferecer sempre as explicações científicas para os mistérios sem cair em efabulações. As frequentes interjeições no meio do texto conferem um bem-vindo tom humorístico à leitura, que sem dúvida cativará os mais novos. Os vários mistérios são também acompanhados por ilustrações a preto e branco, que ajudam a criar a ambiência necessária para a leitura.

Os 22 Mistérios da História é um livro que facilmente poderá cativar miúdos e graúdos e que se predispõe a uma leitura em família.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia