Home / Antony Beevor / Novidade Bertrand | Creta 1941, de Antony Beevor

Novidade Bertrand | Creta 1941, de Antony Beevor

CretaTítulo: Creta 1941
Autor: Antony Beevor
Pág.: 232
Data de Lançamento: 06.10.2017

«A Batalha de Creta foi muito diferente de qualquer outra travada durante a Segunda Guerra Mundial. Numa estranha mistura de novo e antigo, combinou a primeira e única invasão aerotransportada de uma grande ilha com uma resistência de guerrilha de uma era anterior». É assim que começa Creta 1941, da autoria do historiador militar britânico Antony Beevor. Este é o livro de referência sobre a resistência grega, muito aguardado pelos fiéis leitores do autor, e que chegou pela primeira vez a Portugal na sexta-feira, dia 6 de outubro. Narrado de forma detalhada, envolvente e cuidada, com retratos vívidos das principais personagens e momentos do conflito, Creta 1941 apresenta um aspeto da Segunda Guerra Mundial que tem sido menos abordado, o que o torna particularmente interessante.

Sinopse: Os alemães estavam convencidos de que o ataque aéreo a Creta em 1941 lhes garantiria uma vitória fácil e sem surpresas. Não faziam ideia de que os britânicos tinham intercetado as suas comunicações e preparado uma armadilha. Mas as coisas também não correram como planeado para as forças britânicas: um mal-entendido fatal ditou o desenlace trágico da batalha. Derrotados, os combatentes gregos organizaram-se numa resistência feroz e heroica, apoiada pelos oficiais britânicos do SOE. Um retrato rigoroso, vívido e dramático de um período decisivo e tantas vezes esquecido deste conflito.

Sobre o autor: Antony Beevor é um historiador militar britânico, especialista na história da Segunda Guerra Mundial e discípulo do renomado historiador John Keegan. Estudou na Academia Militar de Sandhurst e pertenceu ao 11.º Regimento Hussardo do Exército Britânico. Em 2014 recebeu o Literature Award for Lifetime Achievement in Military Writing atribuído pelo Museu Militar e Biblioteca Pritzker. Atualmente é professor da Universidade de Kent. Em Portugal, tem editados, pela Bertrand, 8 títulos, entre os quais: Ardenas 1944 (novembro de 2015); A Segunda Guerra Mundial (novembro de 2012); A Queda de Berlim 1945 (junho de 2011); e Dia D: A Batalha da Normandia (novembro de 2009).


Sobre Célia