Home / Luc Ferry / Novidade Temas e Debates | 7 Lições para ser Feliz, de Luc Ferry

Novidade Temas e Debates | 7 Lições para ser Feliz, de Luc Ferry

LiçõesTítulo: 7 Lições para ser Feliz
Autor: Luc Ferry
Pág.: 256
Data de Lançamento: 08.09.2017

A possibilidade de felicidade é uma questão que atravessa a nossa sociedade. Os livros sobre o tema multiplicam-se, replicando receitas formatadas e receitas simplistas. Luc Ferry, filósofo, Ministro da Educação de França (entre 2002 e 2004) e um dos principais defensores do humanismo secular, propõe-nos a descoberta de novas maneiras de sermos felizes num mundo individualista e cínico. Este não é um tratado filosófico mas sim um convite à reflexão. De uma forma acessível e original, Luc Ferry procura as raízes da felicidade na história e na cultura, escrevendo sobre os paradoxos da felicidade. A principal diferença entre a felicidade e a infelicidade está no facto de a primeira ser, por essência, indefinível e não identificável. Nunca podemos, com toda a certeza, apontar o que nos trará felicidade: o dinheiro, o amor, o reconhecimento social, a cultura, o conhecimento. Tudo o que podemos apontar como fonte de alegria poderá conter, em si mesmo, o seu contrário. Ferry convida-nos a reconsiderar os nossos conceitos sobre este tema e a uma descoberta da felicidade, que não reside numa busca desesperada e ilusória, mas em caminhos que se constroem com base na partilha, na identificação com o próximo e no gosto pela aprendizagem. A partir de um breve exame à história da felicidade, numa perspetiva histórico-filosófica, Ferry demonstra como esta ideia é objeto de um debate contraditório, que opõe radicalmente duas teses. Estruturado em sete grandes temas – amar, admirar, viver em liberdade, alargar horizontes, aprender, ajudar e ser político – este livro reflete sobre os caminhos que permitem viver uma vida plena e gratificante.

Sinopse: Existe uma assimetria radical entre o bem e o mal, entre a infelicidade e a felicidade. Enquanto podemos identificar sem dificuldade o que nos torna infelizes (uma doença grave, a perda de um ente querido, um acidente da vida), nunca temos a certeza absoluta do que irá fazer-nos felizes. É que o amor, o dinheiro, o êxito social ou os bens de qualquer tipo podem desvanecer-se num ápice. Contrariando as receitas formatadas e as respostas simplistas, Luc Ferry propõe uma abordagem original, simultaneamente acessível e profunda, ao significado da felicidade nos nossos dias, tanto à escala do indivíduo como da sociedade. Partindo de sete grandes temas – amar, admirar, viver em liberdade, alargar os horizontes, aprender, ajudar, ser político – o autor reflete e ajuda-nos a refletir sobre as maneiras como podemos viver de uma maneira plena e gratificante. 

Sobre o autor: Nascido em Paris em 1951, Luc Ferry é filósofo, pedagogo e um dos principais defensores do humanismo secular — uma mundividência que se contrapõe à religião, advogando o uso da razão crítica em lugar da fé na busca de respostas para as questões humanas mais importantes. Ministro da Educação de França entre 2002 e 2004, foi um dos responsáveis pelo debate público de questões outrora confinadas às universidades. Enquanto ministro, foi dele a proibição de uso de trajes religiosos nas escolas públicas francesas. De Luc Ferry, o Círculo de Leitores e a Temas e Debates publicaram Famílias, Amo-Vos (2008), Aprender a Viver (2009), A Revolução do Amor (2011) e A Sabedoria dos Mitos (2014).


Sobre Célia