Home / 3/5 / Opinião: Valéria ao Espelho | Elísabet Benavent

Opinião: Valéria ao Espelho | Elísabet Benavent

Autor: Elísabet Benavent
Título Original: Valeria en el espejo (2013) 
Série: Valeria #2
Editora: Suma de Letras
Páginas: 408
ISBN: 9789896652388
Tradutor: Sofia Goes
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Valéria está imersa num turbilhão de emoções. Valéria acaba de publicar o seu romance e tem medo das críticas. Valéria está a divorciar-se de Adrián e não está a ser fácil. Valéria não sabe se quer um relacionamento com Vítor.

Opinião: Depois de terminado o primeiro volume da série “Valéria”, rapidamente parti para o segundo, até porque a história fica, mais ou menos, em suspenso. O casamento de Valéria terminou e ela acabou de publicar um livro que é também o seu diário, em que fala sobre o turbilhão sentimental que foi a sua vida nos meses mais recentes. Depois da separação e do final de uma relação que durou 10 anos, Valéria recuperou alguma da sua auto-estima, mas o impasse da sua nova relação com Vítor deixa-a inquieta.

Apesar de Vítor a fazer sentir uma nova mulher, a insegurança que ambos sentem acerca do que é a relação que mantêm e o que querem que seja no futuro impede-os de viverem o que estão a sentir um pelo outro. Ao longo deste livro, muitos são os avanços e recuos: Valéria ainda não ultrapassou a separação de Ádrian e as inseguranças que esta lhe causou enquanto mulher e a nova relação com Vítor não está a ajudar; ele sempre viveu relações descomplicadas e descomprometidas e agora está com dificuldade em aceitar a dependência que Valéria lhe causa e a vontade que tem em estar sempre com ela. A relação dos dois e as adversidades pela qual passa são o centro da ação deste livro e, à semelhança do livro anterior, tudo isto é apimentado com várias cenas sexuais, que aqui abundam ainda mais.

Mas nem só da relação entre Valéria e Vítor vive este livro, porque as amigas de Valéria também vivem problemas nas respetivas relações: a desbocada Lola está apaixonada por Sérgio, mas o que começou por ser algo meramente sexual passou para outro nível e ela parece não saber lidar com isso; Carmen quer assentar a sua vida com Borja, mas a sua futura sogra não está a facilitar as coisas; Nerea tem uma relação com um homem que parece ter tudo, mas será isso que ela realmente quer?

Valéria ao Espelho mantém o ritmo do primeiro volume desta série, centrando-se, basicamente, nas relações interpessoais de mulheres contemporâneas que lutam para encontrar a paz no que diz respeito aos relacionamentos. Mais uma vez, foi uma leitura rápida e que me entreteve, deixando o final em aberto para os próximos desenvolvimentos na vidas das quatro amigas. 

Classificação: 3/5 – Gostei 


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.