Home / 3/5 / Opinião: O Poder do Quando | Michael Breus

Opinião: O Poder do Quando | Michael Breus

BreusAutor: Michael Breus
Título Original:
 The Power of When (2016)
Editora: Arena
Páginas: 424
ISBN: 9789896652265
Tradutor: Guilherme Miranda
Origem: Recebido para crítica
Comprar aqui (link afiliado)

Sinopse: Pesquisas avançadas provam que há um momento certo para fazer quase tudo, com base na nossa biologia e nas nossas hormonas. Como o Dr. Michael Breus prova, em O Poder do Quando, que trabalhar com o relógio interno do seu corpo para obter o máximo de saúde, felicidade e produtividade é fácil, emocionante e divertido. Quando deixamos de nos concentrar no “como” e no “quê” e começamos a concentrar-nos no “quando”, revelamos a agenda natural do nosso corpo e desbloqueamos o nosso potencial oculto.
O Poder do Quando apresenta um programa inovador para que se possa sincronizar com o seu ritmo natural, fazendo pequenas mudanças na sua rotina diária, e vai ajudá-lo a atingir os seus objetivos de uma forma simples e divertida, programando o seu dia-a-dia em função do seu pico de produtividade e bem-estar.

Opinião: Que o sono é um aspeto fundamental da nossa vida não será novidade para muita gente, mas a extensão da sua importância continua a ser, penso eu, algo que merece ser explorado. O Poder do Quando, do Dr. Michael Breus (especialista em sono) propõe-se explicar a importância da altura do dia em que fazemos determinadas coisas, de acordo com o cronótipo de cada pessoa (ou seja, a forma como o nosso relógio biológico funciona).

No início do livro, o autor apresenta-nos um teste para determinar qual é o nosso cronótipo, de um total de quatro, identificados de acordo com um animal. O resultado do meu teste foi Leão – pessoas que normalmente acordam cedo – mas fiquei muito perto do limite de ser um Urso (isto dito assim pode parecer um pouco estranho fora de contexto :D). A verdade é que as descrições de ambos os cronótipos ao longo do livro me trouxeram características com as quais me identifiquei, o que me levou inicialmente a questionar um pouco a estanquidade destas classificações.

Depois da identificação do cronótipo pessoal, Michael Breus apresenta-nos uma secção dividida por tipo de atividade (Relacionamentos, Trabalho, Saúde, etc.) em que detalha a altura do dia em que, para cada cronótipo, as tarefas serão mais produtivas. Esta é a secção mais extensa do livro, não exigindo ser lida de uma ponta à outra, mas servindo antes de manual de consulta de acordo com as necessidades.

Para ser muito sincera, e ainda que amiúde o autor refira alguns estudos que comprovam as afirmações que faz, achei que algumas considerações necessitavam de um pouco mais de desenvolvimento ou base sustentada. De qualquer modo, penso que o maior mérito deste livro nem é a componente de auto-ajuda, mas antes a chamada de atenção para o facto de que é importante percebermos em que momentos do dia nos sentimos mais produtivos e com mais energia e que é aí que mais importa apostar. Já sabia alguma coisa sobre a importância dos ciclos de sono de 1h30, mas este livro ajudou-me a dar-lhes mais importância e a perceber os motivos pelos quais é importante completá-los.

De um modo geral, foi um livro que achei interessante não tanto pelas dicas (que admito possam ser bastante úteis para muita gente) mas mais pela noção com que fiquei da importância do momento que escolho para levar a cabo as tarefas do dia-a-dia.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 37 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.