Home / Anna Llenas / Opinião: Damião a Toupeira Furacão | Anna Llenas

Opinião: Damião a Toupeira Furacão | Anna Llenas

ToupeiraAutor: Anna Llenas
Ano de Publicação:
2017
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 56
ISBN: 9789896652364
Origem: Recebido para crítica

Sinopse: O Damião é uma toupeira muito irrequieta. Gosta de brincar e de aprender, mas o seu ritmo é demasiado para os amigos e para a escola, que muitas vezes o põem de parte por não o compreenderem.

Opinião: Cá em casa já conhecíamos o trabalho da espanhola Anna Llenas, através do livro O Monstro das Cores, que ouvimos numa das atividades da Biblioteca de Caneças. A exploração das emoções e da forma como se lida com elas, já presente nesse livro, volta a ser tema central deste Damião, a Toupeira Furacão, em que Anna Llenas nos dá a conhecer uma pequena toupeira com uma energia inesgotável, que apresenta algumas dificuldades em direcioná-la da melhor maneira.

Na realidade, Damião descobre rapidamente que os seus disparates fazem não só com que os amigos se afastem, mas também prejudicam o seu desempenho escolar. E é então que os seus pais, já em desespero de causa, contratam os serviços de uma bruxa na floresta para ajudar Damião a concentrar-se e a aplicar a sua energia em atividades que lhe tragam valor acrescentado e que afastem a tristeza que o seu mau comportamente originou.

Numa história cativante e divertida, o principal ponto de foco é a mensagem, transmitida de forma eficiente tanto para pais como para filhos. Para os pais, é importante reconhecer que a inquietude infantil é natural, mas é necessário dar-lhe mais alguma atenção sempre que afeta o normal decorrer da infância, ajudando melhor os seus filhos na difícil tarefa que é crescer. Para as crianças, a ideia que passa é a de que não há problema na reguilice, mas é preciso tentar por vezes controlá-la e perceber que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros. Tudo isto é acompanhado de uma mistura entre ilustrações e composições em cartão e outros materiais, que confere ao livro um toque de originalidade de que gostámos muito lá em casa. Recomendado!


Sobre Célia