Home / Artigos / Lars Kepler em Portugal – 22.06.2017

Lars Kepler em Portugal – 22.06.2017

No passado dia 22 de junho, a dupla de escritores sueca que se denomina Lars Kepler esteve em Lisboa, na Fnac do Colombo, para uma sessão de apresentação do seu último livro a ser publicado em Portugal, O Porto das Almas, que incluiu uma sessão de autógrafos.

Ainda que não tenha lido qualquer dos seus livros, achei que a minha presença seria uma oportunidade interessante de conhecer Alexander Ahndoril e Alexandra Coelho Ahndoril (a mãe dela é portuguesa) e perceber um pouco do sucesso que têm tido, e que levou inclusive a que o primeiro livro da série “Joona Linna”, O Hipnotista, tivesse uma adaptação cinematográfica em 2012.

Kepler

A sessão de apresentação, que contou com questões por parte da moderadora e umas poucas do público presente, durou cerca de meia hora. Os autores falaram um pouco do seu curioso processo de escrita em conjunto e de como, no final, acabam por já não conseguir distinguir quem escreveu o quê, mas também da história pessoal que inspirou o enredo de O Porto das Almas, livro independente da série que os tornou conhecidos e que inclui alguns aspetos sobrenaturais.

Apesar de ter achado os autores bastante simpáticos e disponíveis, fiquei algo desiludida no final. Achei que poderiam ter sido colocadas tantas outras questões (relacionadas com os livros, a escrita, mas não só) e, por isso, acabou por me saber a pouco. Não sei se isto se terá devido a questões de comunicação – notei algumas dificuldades da parte dele para se expressar em inglês – mas a inevitável comparação que fiz com outras sessões de apresentação a que já assisti, muito mais interessantes pela profundidade das questões e das respetivas respostas, acabam por deixar a sensação que esta poderia ter sido melhor aproveitada, até porque, sendo os autores suecos, a probabilidade de os termos novamente por cá em breve não são muito altas.

No final, trouxe um livro autografado pelos simpáticos autores e a vontade de começar finalmente a ler a série “Joona Linna”.


Sobre Célia