Autor: Tess Gerritsen
Título Original: Body Double (2004)
Série: Rizzoli & Isles #4
Editora: 11×17
Páginas: 440
ISBN: 9789722523868
Tradutor: Maria Eduarda Correia
Origem: Comprado
Comprar aqui (link afiliado)
Opinião: Eis-me de volta à série Rizzoli & Isles mais depressa do que estava a contar. Juntei a minha recente apetência por policiais ao gosto que tenho tido em acompanhar esta série e parti para mais uma aventura. Desta vez, quando regressa de uma viagem de trabalho, a médica legista Maura Isles descobre que foi encontrada morta uma mulher cujas semelhanças consigo própria não podem apenas ser coincidência. Jane Rizzoli, quase no final da gravidez, investiga o caso que, inevitavelmente, irá ter consequências na vida pessoal de Maura.
À medida que a investigação prossegue, Maura vai descobrindo novos factos sobre a sua verdadeira família. Sabia que tinha sido adotada, mas a descoberta do corpo desta mulher, sua irmã gémea, é o ponto de partida para uma viagem de descoberta interior que Tess Gerritssen explora com mestria. Maura encontra-se numa fase de incertezas, ainda com o espectro do divórcio a pender sobre si, e ao ver-se perante as questões sobre a sua família biológica, coloca-se a si própria a questão fundamental: será melhor saber ou permanecer na ignorância?
Duplo Crime nunca se torna aborrecido, ainda que por vezes pareça perder um pouco o foco. Há muitas coisas a acontecer no presente e no passado de Maura, e por vezes as coincidências parecem demasiadas. Mas o leitor está disponível para as aceitar, porque a história é narrada de forma envolvente e a proximidade e empatia que se cria com as personagens principais permite ultrapassar outro tipo de limitações a nível de enredo. Continuamos a querer saber como Rizzoli conciliará a sua gravidez de 8 meses com o exigente trabalho, mas mais do que isso, queremos acompanhar Maura na busca das suas origens.
Tess Gerritsen não deixa os seus créditos em mãos alheias e volta a incluir neste livro descrições detalhadas de procedimentos em autópsias, o que inicialmente poderia impressionar os mais incautos, mas que agora acaba por ser aceite de forma natural pelo leitor e importantes no desenvolver da narrativa.
Em suma, mais um livro de que gostei muito. Tess Gerritsen já se afirmou como uma das minhas escritoras preferidas dentro do género policial e a série Rizzoli & Isles como imperdível. Recomendo!
Classificação: 4/5 – Gostei Bastante