Home / 11x17 / Opinião: O Aprendiz | Tess Gerritsen

Opinião: O Aprendiz | Tess Gerritsen

GerritsenAutor: Tess Gerritsen
Título Original:
 The Apprentice (2002)
Série: Rizzoli & Isles #2
Editora: 11×17
Páginas: 411
ISBN: 9789722519731
Tradutor: Eduarda Correia
Origem: Comprado

Sinopse: O Verão em Boston está a ser escaldante. A juntar às desgraças da cidade, há uma série de crimes chocantes, em que homens abastados são obrigados a assistir enquanto as esposas são brutalizadas – uma exigência sádica que termina em morte. O padrão sugere um homem, o assassino em série Warren Hoyt, cirurgião, recentemente colocado atrás das grades. A polícia tem de partir do princípio de que existe um acólito à distância, um maníaco que baseia os seus ataques nas desvirtuadas técnicas médicas do louco a quem tanto admira. É, pelo menos, o que pensa a detective Jane Rizzoli. Obrigada a novo confronto com o assassino que a marcou, está decidida a acabar de uma vez por todas com a horrível influência de Hoyt. Mas, desta vez, a vingança é mais cruel do que Jane poderia imaginar. 

Opinião: Passou um ano desde que o Cirurgião foi preso e mesmo assim Jane Rizzoli continua a ter pesadelos com os acontecimentos traumáticos por que passou antes de ele ter sido preso e condenado. Mas a vida continua e Jane ainda tem um longo caminho a percorrer na sua vida profissional, um mundo que continua a ser dominado pelo sexo masculino. 

Desta vez, surge um novo assassino em série, meticuloso e com a mente tão retorcida como a do Cirurgião. Jane fica assustada quando percebe que há pequenos detalhes nos cenários dos crimes que imitam aquilo que o Cirurgião fazia, surgindo a hipótese de se estar perante um seu admirador. Enquanto novas vítimas vão surgindo, o leitor tem a oportunidade de acompanhar a vida do Cirurgião na prisão e os seus pensamentos e questiona-se constantemente se existe ligação com os novos assassinatos em série e qual será.

Neste livro surge uma nova personagem, a médica legista Maura Isles. O impacto inicial é o de estranheza perante uma mulher que prefere a companhia dos mortos à dos vivos; o facto de, juntamente com Rizzoli, dar nome a esta série deixa adivinhar a sua importância nos próximos livros. Para já, é uma personagem que adivinho ser muito interessante e com muito ainda por revelar.

À semelhança do volume anterior, destacam-se as descrições do que foi feito às vítimas e dos procedimentos da medicina legal, que pelo nível de detalhe dão um caráter mais realista ao enredo. Isto, juntamente com o desenvolvimento das personagens e a crescente empatia que se vai criando com Jane Rizzoli, são os pontos altos do livro. Confesso que não achei o caso policial tão entusiasmante como o do primeiro livro, ficando por vezes a sensação de mais do mesmo. Diria que a resolução pareceu um pouco apressada, mas sem dúvida que as pontas soltas que a autora deixa são ingredientes suficientes para aguçar o apetite para o próximo volume. Uma série para continuar a acompanhar.

Classificação: 3/5 – Gostei


Sobre Célia

Tenho 36 anos e adoro ler desde que me conheço. O blogue Estante de Livros foi criado em Julho de 2007, e nasceu da minha vontade de partilhar as opiniões sobre o que ia lendo. Gosto de ler muitos géneros diferentes. Alguns dos favoritos são fantasia, romances históricos, policiais/thrillers e não-ficção.