Home / Assírio & Alvim / Novidade Assírio & Alvim | A Noite Imóvel, de Luís Quintais

Novidade Assírio & Alvim | A Noite Imóvel, de Luís Quintais

ImóvelTítulo: A Noite Imóvel
Autor: Luís Quintais
Pág.: 184
Data de Lançamento: 16.03.2017

Depois do premiado O Vidro, Luís Quintais tem um novo livro de poesia, A Noite Imóvel, que a Assírio & Alvim publicou a 16 de março. Neste livro, Luís Quintais convida-nos a percorrer cenários de vazio e de destruição, de ecos e de sombras, luzes ténues e memórias turvas. Será possível encontrar uma inaudita beleza nos escombros deste nosso tempo?

O tempo pára, como se a música
dilacerasse as cordas da história,
e o anjo, o anjo necessário
batesse as asas depois da noite imóvel.

Sinopse: «Que lugar? Sobes o lance de escadas próximo. Frio. E ao cimo das escadas deparas-te com o estreito corredor que dá para uma sala onde a luz explode através das portadas abertas de par em par. Essa luz intensa, essa luz deflagrante é já uma promessa de cegueira, o casulo onde a noite se esconde. A noite servir-te-á de pretexto para tudo o que vieres a dizer.
Aí ficarás, suspenso de tempo e memória.»

Sobre o autor: Luís Quintais nasceu em 1968 em Angola. Antropólogo, poeta e ensaísta, leciona no Dep. de Antropologia da Universidade de Coimbra. Como antropólogo tem publicado ensaios em diversas revistas da especialidade sobre as implicações sociais e culturais do conhecimento biomédico, em particular sobre a psiquiatria e seus contextos. Desenvolve atualmente investigação sobre as interações entre biotecnologias, arte e cognição. Tem vários livros de poesia publicados, com os quais já foi distinguido com o Prémio Pen Clube de Poesia e o Prémio Luís Miguel Nava – Poesia, o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa 2016, o Prémio P.E.N. Clube Português de Poesia 2015 e o Prémio Fundação Inês de Castro 2014


Sobre Célia